Consciência Negra 2010: O Negro e Belém

 

A Fundação Curro Velho realiza a oficina de audiovisual “O Negro e Belém“, vencedora do edital “Ideias Criativas para 20 de novembro de 2010“, da Fundação Palmares, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Jovens entre 18 e 25 anos terão a chance de aprender os caminhos do roteiro, direção e fotografia de documentários. Como resultado, cada turma apresentará um curta de baixo orçamento, totalizando três filmes em um mês.
O tema do primeiro filme será a religiosidade do Tambor de Mina, sugerido pelo aluno Valdecir Dada Hunun, 24 anos, sacerdote da religião, que acredita ser a religião afro o principal elo com a cultura negra.
Estas são as primeiras oficinas do projeto “Oficina em Foco“. Cada edição trabalha um tema específico, e a próxima será o “Olhar Ribeirinho“, dentro do edital Microprojetos da Amazônia Legal, a ser ministrada em 2011 em São João da Ponta, onde já foi gravado em 2008, com jovens não atores do local, o documentário Camisa de 11 Varas, vencedor do prêmio DOC TV 2009 e menção honrosa no Festival Amazônia Doc.2, realizado recentemente em Belém.
Todos os curtas do projeto serão exibidos no próximo dia 30, às 17h30, com entrada franca, no Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, com a presença de representantes da Fundação Palmares.

 

 

+ sobre o tema

Boletim Eletrônico Tempo Em Curso

  Prezado companheiro e prezada companheira, Informo que o terceiro número...

Projetos que valorizam identidade negra são premiados no Rio

Evento, com a presença do ministro da Igualdade Racial,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=