Consciência Negra 2010: O Negro e Belém

 

A Fundação Curro Velho realiza a oficina de audiovisual “O Negro e Belém“, vencedora do edital “Ideias Criativas para 20 de novembro de 2010“, da Fundação Palmares, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Jovens entre 18 e 25 anos terão a chance de aprender os caminhos do roteiro, direção e fotografia de documentários. Como resultado, cada turma apresentará um curta de baixo orçamento, totalizando três filmes em um mês.
O tema do primeiro filme será a religiosidade do Tambor de Mina, sugerido pelo aluno Valdecir Dada Hunun, 24 anos, sacerdote da religião, que acredita ser a religião afro o principal elo com a cultura negra.
Estas são as primeiras oficinas do projeto “Oficina em Foco“. Cada edição trabalha um tema específico, e a próxima será o “Olhar Ribeirinho“, dentro do edital Microprojetos da Amazônia Legal, a ser ministrada em 2011 em São João da Ponta, onde já foi gravado em 2008, com jovens não atores do local, o documentário Camisa de 11 Varas, vencedor do prêmio DOC TV 2009 e menção honrosa no Festival Amazônia Doc.2, realizado recentemente em Belém.
Todos os curtas do projeto serão exibidos no próximo dia 30, às 17h30, com entrada franca, no Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, com a presença de representantes da Fundação Palmares.

 

 

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Fundação Palmares promove encontro preparatório à Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira

      Cerca de 120 representantes da cultura afro-brasileira no Brasil...

Nota Pública – Territórios quilombolas: Antes do julgamento, o debate

Ação sobre titulação dos territórios quilombolas está prestes a...

CCJ aprova texto de consenso para Estatuto da Igualdade Racial

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado, nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=