quinta-feira, dezembro 1, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasPELOTAS: O Grupo Design, Escola e Arte mais uma vez presente na...

PELOTAS: O Grupo Design, Escola e Arte mais uma vez presente na Semana da Consciência Negra

O Grupo Design, Escola e Arte (DTGC/IFM/UFPel), em parceria com a Secretaria de Projetos Especiais – Prefeitura Municipal de Pelotas e Clube Cultural Fica Ahi Pra Ir Dizendo, organizará e coordenará o 2º Seminário da Consciência Negra de Pelotas, reforçando alguns  objetivos da primeira edição, tais como: trazer à população pelotense amplo conhecimento sobre questões que envolvem a etnia negra e de forma transversal tratam de cidadania, além de inovar. Esta edição tem como patrono o sr. Juvenal Morena Penny, fundador do Jornal Alvorada (Pelotas – RS), que foi o mais duradouro jornal da imprensa negra no Brasil.

Serão abordados os seguintes temas durante os três dias:

Mesa 1 – Esporte e Saúde

1) O Desempenho físico de atletas negros no esporte e suas potencialidades;
2) Cuidados e Prevenção – Patologias Específicas/Majoritárias Da População Negra (Anemia Falciforme, Diabetes, Hipertensão, …)
3) Programas do sistema de saúde pelotense – conheça seus direitos.

Mesa 2 – Cultura e Trabalho Voluntário

1) A influência da Estética na conquista da auto-estima;
2) O Intercâmbio Universitário  África-Brasil  possibilitando a troca de saberes;
3) Trabalho Voluntário – Buscando a redução das desigualdades sociais.

Mesa 3 – Segurança e Educação

1) O Exercício do Poder Familiar e suas conseqüências;
2) Violência doméstica e a População Negra;
3) Lei 10.639/03 – Apresentação de Experiências desenvolvidas na região Sul

Para estes painéis, estão confirmados os palestrantes: Jaqueline Veleda Oliveira (Agente de Saúde), Sandra Helena G. C. Tavares (representante da Guarda Municipal), dra. Cecília Fernandes Lorea (Médica), Carmen Lúcia Moraes (Cabeleireira), Antônio Carlos P. Da Rosa (Polícial Civil), dr. José Olavo Passos (Promotor de Justiça),  Ben-Hur Flores (ONG Anjos e Querubins), professoras Rosselane Alves de Souza e  Érica Delfina Gomes da Silva (Rio Grande-RS), professoras das redes Estadual e Municipal, entre outros envolvidos com a questão étnico-racial.

Também participam a ONG Anjos e Querubins, o Grupo de Capoeira Jarrão e o Grupo Filhos do Sol, para as apresentações artísticas.

O seminário acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro, das 19h às 21h30min no Clube Cultural Fica Ahí. Serão oferecidos aos participantes certificados de 10h complementares e as inscrições poderão também ser feitas a partir das 18h do dia 17 de novembro no local do evento.

Mais informações no site: www.seconep.blogspot.com

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench