Conselheiro tutelar: “Não tem ‘mas’, nenhuma pessoa merece ser estuprada”.

Rodrigo Mancha, o conselheiro tutelar que recebeu a denúncia do estupro da menina de 16 anos, se manifestou em suas redes sociais sobre o caso: “Senhores, ESTUPRO É INJUSTIFICÁVEL! ‘Mas ela namorava traficante, mas ele gostava de frequentar boca de fumo, mas mas mas’, NÃO TEM ‘MAS’!, ela pode andar pelada, usar todas as drogas do mundo (…), mas NENHUMA pessoa ‘merece’ ser ESTUPRADA!”. O conselheiro fala ainda sobre sua própria adolescência problemática e afirma: “Adolescente é foda! Não é uma equação matemática. É uma fase de construção de identidade, (…) onde ele precisa se auto afirmar, precisa ser respeitado no seu grupo, isso tudo acontece num período muito curto de tempo”

 

Por Rodrigo Mancha, no Brasil 247

Relutei, MAS NÃO CONSEGUI!

Pois bem, eu fui o conselheiro tutelar que recebeu a denúncia do estupro da menina de 16 anos. Neguei o convite da rede Globo para falar sobre o caso, pois além de ser antiético só iria contribuir ainda mais para o sensacionalismo da emissora com relação ao caso.

De fato não iria me pronunciar sobre, mas a forma que está sendo divulgada a relação dela com o tráfico como JUSTIFICATIVA para o estupro é algo estarrecedor.

Senhores, ESTUPRO É INJUSTIFICÁVEL! Mas ela namorava traficante, mas ele gostava de frequentar boca de fumo, mas mas mas, NÃO TEM “MAS”!, ela pode andar pelada, usar todas as drogas do mundo (o que óbvio, é errado!) mas NENHUMA pessoa “merece” ser ESTUPRADA!

E outra, ela é uma adolescente de 16 anos, não vamos ser levianos e oportunistas. “Andava com bandido! Se tivesse com gente direita não teria acontecido!”. AGORA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: O QUE VOCÊ FAZIA AOS 16 ANOS? Você procurava pessoas de bem? EU NÃO! Com 16 anos eu estava cumprindo medida sócio educativa preso no DEGASE por causa de briga de torcida organizada, eu não curtia boate, só queria saber de baile de favela, e você? Não que isso seja exemplo positivo, pelo contrário, eu quero que a nossa juventude tenha uma adolescência mais salutar possível, mas não é simples.

Hoje sou conselheiro tutelar. ADOLESCENTE É FODA! Não é uma equação matemática. É uma fase de construção de identidade, onde o adolescente descobre que independente da família ele está sozinho no mundo e que o seu futuro de fato só depende dele, onde ele precisa se auto afirmar, precisa ser respeitado no seu grupo, isso tudo acontece num período muito curto de tempo, e a estrutura familiar é fundamental. Você sabe qual é a estrutura familiar dessa adolescente? Você sabe qual é a referência de valores que ela tem? Atendo famílias MEGA estruturaras que tem adolescente dificílimos, que não quer saber de estudo, que não quer sabe de trabalho, que só quer saber de drogas e loucuras, imaginem famílias instáveis? Então antes de postarem asneiras, fotos expondo a adolescente, colocando gente decapitada como forma de “justiça” pensem que ela não nasceu na boca de fumo se relacionando com bandido, todos nós nascemos iguais, não saímos da maternidade com etiqueta escrito: “bandido”, “piranha”, somos fruto do ambiente onde somos criados (com exceções), e pensem que isso podem SIM acontecer na minha, na sua, e nas melhores famílias. Você que está AFIRMANDO com toda certeza, com meu filho não aconteceria, CUIDADO! Não cuspa para o alto, porque eu atendo alguns que “o cuspe caiu na cara”.

Além disso, assim como ela, A CADA 2 HORAS uma mulher é estuprada no nosso estado. Sim, de sábado pra cá dezenas de novas mulheres já foram estupradas, mulheres DE TODAS AS IDADES, recém nascidas, com 2, 5, 10, 12 anos, isso ninguém me diz não, EU ATENDO! Então quando você banaliza esse fato, você contribui para que esses “homens” continuem agindo. QUE O APELO POPULAR CONTINUE GRANDE E QUE ELE SEJA DIÁRIO, REPUDIANDO E PRINCIPALMENTE “DENUNCIANDO” ESSES CRIMINOSOS.

E você que acha, que em alguma circunstância a mulher ou adolescente, “merece”, “faz por onde”, “pede”, pra ser ESTUPRADA, faz um favor, fica quieto ou me exclui, porque a sociedade AGRADECE!

 

+ sobre o tema

Mortes de mulheres no Brasil têm raça e classe definidas, dizem pesquisadores

"Violência no Brasil é um fenômeno social articulado a...

Atleticanos e sociedade não podem banalizar o estupro

Um time como o Galo, cujo slogan é "paixão...

Pelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Quantidade de ocorrências espantou a PMDF, que lembrou sobre...

Patrícia Mitie, a mais nova vítima de feminicídio no Brasil

Patrícia Mitie Koike, de 20 anos, foi espancada até...

para lembrar

“Um dia vou te matar”: como Roraima se tornou o Estado onde as mulheres mais morrem no Brasil

HRW aponta falha na investigação e arquivamento de denúncias...

Dossiê mulher: maior parte da violência contra a mulher ocorre dentro de casa

Companheiros e ex-companheiros, familiares, amigos, conhecidos ou vizinhos foram...

Erros não, machismo: o caso Laís Andrade

A história é das mais tristes. Uma mulher, Laís Andrade,...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=