Conto ’23’

23 minutos foi o tempo em que tudo aconteceu. Aquele dia estava fadado a azará-lo: fazia 23 anos no dia 23 de março. Pensou em outros meninos-homens da sua idade, teriam eles também esta falta de sorte? Não abria os olhos, mas sabia estar revolto de toda a sua gente, a enfermeira pediu para que esperassem no saguão, 23 visitas não podiam entrar para vê-lo ao mesmo tempo.

Ouvia-os revezando-se na prece, cada vez mais fervorosos. Sentia o calor da vela que os acompanhava como se a tivessem colocado sobre sua testa. Tinha febre. A vela teimava em queimar mais e mais no corpo do menino. Seus pensamentos faziam-se cada vez mais confusos, lembrava-se de ter contado os segundos em meio a tudo o que aconteceu naquele dia: 1, 2, 3, TIRO, 4, 5, 6, TIRO… 22, 23, estava caído no chão.

Queria saber quantos lhe cercaram ao sair da casa do amigo, seu vizinho da zona sul. 23 ou mais. Lhe chamaram atenção por estar caminhando sozinho na rua àquela hora. Não questionaram nada e responderam por si mesmos. E a vela ao seu lado, queimando em corpo e tremulando em chama, levava seu último suspiro.


+ sobre o tema

A cultura dos concursos de Miss e os 30 Homens sobre nossos corpos

O concurso de miss, diversas vezes atacados pelas mais...

Das jornadas de Junho em 2013 ao impeachment e a uma campanha capenga em 2016, “várias queixas”

Nas eleições de 2016 e na conjuntura nacional encontramos...

Aos que amam mulheres negras

“As mulheres negras sentem que existe pouco ou nenhum...

para lembrar

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores realizaram um ato, neste sábado (19), pedindo justiça por Thiago Menezes Flausino, 13 anos...

Justiça realiza audiência de instrução do julgamento dos PMs acusados de matar Kathlen Romeu

A Justiça Fluminense marcou para esta segunda-feira (29) uma audiência de instrução e julgamento dos PMs acusados de atirar contra a jovem Kathlen Romeu. Marcos Felipe...

Pesquisa inédita revela que apenas 8,7% dos homicídios envolvendo policiais foram denunciados pelo MP

Em 8 de junho de 2021, um tiro de fuzil no peito matou a designer de interiores Kathlen Romeu, de 24 anos, no Lins...
-+=