Contra o racismo, político veste a camisa de Boateng

Na semana passada, o racismo deu as caras publicamente, através de um político de extrema-direita daAlemanha do qual é preciso fazer um esforço gigantesco e emburrecer muito para tentar compreender sua fraca, tendenciosa e viciada linha de raciocínio (se é que podemos dizer que ele raciocina). E sua agressão foi contra um jogador do Bayern: Jerome Boateng.

Por Bruno Secco Do Uol

“Para as pessoas, parece ser um bom jogador, mas eles não querem um Boateng como vizinho”.

Ainda que tentasse disfarçar, a frase de Alexander Gauland, parlamentar do Alternative für Deutschland(AfD), ganhou ampla repercussão negativa ao redor do mundo – com toda a razão. Foram poucas, mas sucintas palavras, que deixaram claro seu posicionamento e a forma como enxerga negros e também quem julga ser “diferente” dele – neste contexto entram também turcos e refugiados, dos quais ele também já manifestou repúdio e total falta de suporte.

É praticamente impossível você tentar mostrar não somente para ele, mas também para outros tantos “Gaulands” que vivem por aí, que esse pensamento é errado, retrógrado e totalmente incompatível – no caso do racista, com a idade que tem, creio que o caso seja completamente irreversível.

Atitudes visando combater este tipo de pensamento, no entanto, são mais do que bem-vindas. E Sven Petke, do Christlich Demokratische Union Deutschlands (CDU, partido da chanceler Angela Merkel), deu nesta quarta-feira (8) um exemplo gigantesco de como isso pode ser feito: foi trabalhar com a camisa 17 de Jerome Boateng, da Seleção Alemã.

Pode parecer algo pequeno, mas simboliza uma mensagem gigantesca. Seu gesto representa aconvivência, a igualdade, a aceitação (queira o racista ou não). Representa apoio ao zagueiro agredido e tantos outros que sofrem diariamente com este mal. Um verdadeiro tapa na cara de Gauland e de todos os racistas.

Sabe o que é mais legal dessa atitude? Sua origem. É que a ideia desse protesto partiu de um dos três filhos de Petke, que torce para o Bayern e tem apenas 9 anos. Gauland tem 75. São 66 anos de diferença. 66 anos que, sem dúvidas, dão uma grande mostra de que ter consciência não depende de idade.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=