Guest Post »

Convite para o lançamento da publicação “Racismo e violência contra quilombos no Brasil”

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Terra de Direitos convidam para o lançamento da publicação Racismo e violência contra quilombos no Brasil, que acontece no próximo dia 25/9, em Brasília.

enviado por Maria Mello para o Portal Geledés

O documento, realizado em parceria com  o Coletivo de Assessoria Jurídica Joãozinho de Mangal e a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR),  sistematiza violações decorrentes de criminalizações, ataques, ameaças e violências (incluindo assassinatos) entre 2008 e 2017 e suas relações com os quilombos e territórios quilombolas – possibilitando a identificação de estados e regiões atingidos, dos tipos de conflito, dos agentes violadores e das fases do processo de regularização fundiária do território tradicional.

Além da sistematização e da interpretação dos dados, a publicação apresenta artigos que debatem a situação específica das mulheres quilombolas em suas lutas contra o racismo e a violência, os avanços e retrocessos nas políticas públicas de titulação dos territórios quilombolas e a importância da assessoria jurídica popular como estratégia de luta para as comunidades quilombolas.

Sua participação na atividade muito nos honrará. Por gentileza, confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3327 2448.

Lançamento do livro “Racismo e violência contra quilombos no Brasil”

Data: 25/9

Local: Espaço Cultural Renato Russo, W3 Sul 508

Horário: 18h

Programação:

18h – Mesa de debate sobre a conjuntura dos quilombolas no Brasil

18h30 – Mesa de apresentação da pesquisa

20h – Coquetel

Artigos relacionados