Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Goleiro Ronwen Williams pega quatro cobranças de pênalti contra Cabo Verde e é o herói da classificação sul-africana; Costa do Marfim vence Mali de virada na prorrogação, com um a menos

FONTEGE, por Iamussucro e Bouaké, Costa do Marfim
Goleiro da África do Sul pegou quatro pênaltis na disputa contra Cabo Verde, na CAN — Foto: AFP

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste sábado pelas quartas de final. Os próximos jogos acontecerão na quarta-feira, e a grande decisão do torneio será no domingo dia 11 de fevereiro.

Nigéria e Congo já tinham se classificado ontem. Faltavam sair os vencedores dos confrontos entre Cabo Verde e África do Sul, e entre Mali e Costa do Marfim. Ambos foram emocionantes.

O segundo deles foi disputado no estádio Charles Konan Banny, em Iamussucro, antiga capital da Costa do Marfim. Após o empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, Cabo Verde e África do Sul foram para os pênaltis.

O goleiro da seleção sul-africana, Ronwen Williams, defendeu quatro cobranças, e o time dele venceu por 2 a 1 a disputa. A cobrança que ele não pegou, Williams acertou o canto.

No outro jogo, disputado mais cedo em Bouaké, a Costa do Marfim, seleção da casa,  viu Dorgeles abrir o placar para o Mali aos 21 minutos do segundo tempo. Adingra empatou no último minuto, e Diakité marcou o gol da vitória nos acréscimos da prorrogação.

Oumar Diakite celebra a classificação da Costa do Marfim às semifinais da Copa Africana — Foto: Getty Images

Isso porque a Costa do Marfim ficou com um jogador a menos desde os 43 minutos do primeiro tempo, por causa da expulsão de Kossounou. Nos acréscimos da prorrogação, Traoré e Diakité foram expulsos, um para cada lado.

-+=
Sair da versão mobile