Copie você mesmo – Por: Fernanda Pompeu

Começo esta crônica para o Mente Aberta citando o mestre Paulo Leminski (1944-1989): “Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além.” Cito, pois assino embaixo das palavras iluminadas do poeta curitibano.

Nesta vida podem nos tirar tudo. Casa, amor, emprego, carro, rim. Podem cassar nosso prestígio, poder, conta bancária, número do CPF. O único bem que ninguém é capaz de nos subtrair somos nós mesmos. Melhorando a redação: o nosso jeito de ser não pode ser roubado.
Somos como somos. É claro que estamos em trânsito e transformação constantes. Acredito que durante o percurso da existência, com seus trajetos retos e becos sinuosos, encontramos várias oportunidades de crescer. Sempre podemos melhorar nossa relação com os outros, e com nós mesmos.

Mas temos algo essencial – que não dá para mexer – a nossa natureza. O nosso jeitão de estar no mundo e interagir com as coisas tangíveis e intangíveis. Aliás, o jeito de ser é a contribuição ao milagre da diversidade. O que faz a riqueza do mundo é o qual de cada qual.

Conto minha experiência. Toda vez que tentei me desviar do que verdadeiramente sou, deu errado. Soou artificial, formal, sem espontaneidade. Por exemplo, não dou a mínima para o vestuário. Uso a mesma roupa para ir ao mercado e a uma reunião de trabalho.
Gente amiga já me alertou: Você pode ser malvista por estar malvestida. Isso pode te prejudicar na vida profissional e até na vida amorosa. Dou razão a esse pensamento. Mas o fato é que toda vez que me visto para uma ocasião, não me sinto à vontade.

Mais forte ainda. Eu – de sapato alto, blazer e bolsa feminina – pareço que não sou eu. Entre o fingir ser e o ser, fico comigo mesma. Prefiro minhas calças largas e a coleção de camisetas básicas. Talvez seja um crime de lesa-moda.

Manter-se fiel a si mesmo, mais do que um compromisso, é um prazer. Satisfação de não se dobrar às ditaduras de estilo e comportamento. Desafiar o rolo compressor do jeito único. Única sou eu. Único é você sendo você mesmo!

 

Fonte: Yahoo 

 

Leia Também:

Bonequinhas que ensinam – Por: Fernanda Pompeu

Escondidinho gaúcho – Por Fernanda Pompeu

Colunistas 

 

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=