Copie você mesmo – Por: Fernanda Pompeu

Começo esta crônica para o Mente Aberta citando o mestre Paulo Leminski (1944-1989): “Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além.” Cito, pois assino embaixo das palavras iluminadas do poeta curitibano.

Nesta vida podem nos tirar tudo. Casa, amor, emprego, carro, rim. Podem cassar nosso prestígio, poder, conta bancária, número do CPF. O único bem que ninguém é capaz de nos subtrair somos nós mesmos. Melhorando a redação: o nosso jeito de ser não pode ser roubado.
Somos como somos. É claro que estamos em trânsito e transformação constantes. Acredito que durante o percurso da existência, com seus trajetos retos e becos sinuosos, encontramos várias oportunidades de crescer. Sempre podemos melhorar nossa relação com os outros, e com nós mesmos.

Mas temos algo essencial – que não dá para mexer – a nossa natureza. O nosso jeitão de estar no mundo e interagir com as coisas tangíveis e intangíveis. Aliás, o jeito de ser é a contribuição ao milagre da diversidade. O que faz a riqueza do mundo é o qual de cada qual.

Conto minha experiência. Toda vez que tentei me desviar do que verdadeiramente sou, deu errado. Soou artificial, formal, sem espontaneidade. Por exemplo, não dou a mínima para o vestuário. Uso a mesma roupa para ir ao mercado e a uma reunião de trabalho.
Gente amiga já me alertou: Você pode ser malvista por estar malvestida. Isso pode te prejudicar na vida profissional e até na vida amorosa. Dou razão a esse pensamento. Mas o fato é que toda vez que me visto para uma ocasião, não me sinto à vontade.

Mais forte ainda. Eu – de sapato alto, blazer e bolsa feminina – pareço que não sou eu. Entre o fingir ser e o ser, fico comigo mesma. Prefiro minhas calças largas e a coleção de camisetas básicas. Talvez seja um crime de lesa-moda.

Manter-se fiel a si mesmo, mais do que um compromisso, é um prazer. Satisfação de não se dobrar às ditaduras de estilo e comportamento. Desafiar o rolo compressor do jeito único. Única sou eu. Único é você sendo você mesmo!

 

Fonte: Yahoo 

 

Leia Também:

Bonequinhas que ensinam – Por: Fernanda Pompeu

Escondidinho gaúcho – Por Fernanda Pompeu

Colunistas 

 

+ sobre o tema

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças...

para lembrar

Haiti foi recolonizado pelas forças de paz, defende haitiano em tese na Unicamp

Por Wanderley Preite Sobrinho No Brasil desde 2008, sociólogo defende que...

Quem falsificou os extratos de Romário: A Veja, o MP, a PF?

Fernando Brito cobra investigação do Ministério Público sobre a...

Os 10 maiores micos da Copa do Mundo do Brasil

Najla Passos Na Copa do Mundo do Brasil, foram embora...

Dilma diz que se sente cada vez mais paulistana

No Estado em que o PT enfrenta o desafio...

O Congo está em guerra, e seu celular tem a ver com isso

A Guerra do Congo é o conflito mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, mas recebe bem menos atenção do que deveria —especialmente se comparada às guerras...

Debate da escala 6X1 reflete o trabalho em um país de herança escravista

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25), o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer colocar fim à...

Não há racismo estrutural, e discriminação afeta brancos, diz governo Trump

O governo de Donald Trump considera que não existe racismo estrutural nos EUA e alerta que a discriminação é, de fato, cometida contra brancos. Numa carta escrita no dia...
-+=