CPI da Violência Contra Jovens Negros ouve diretor da Anistia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra Jovens Negros e Pobres ouve nesta manhã (16) o diretor-executivo da Anistia Internacional, Átila Roque, e o representante da Justiça Global, Hamilton Borges. Nesta semana, em audiência na CPI, o pesquisador do Ipea Antonio Teixeira de Lima disse que o Estado brasileiro conduz uma “máquina de morte em massa” e que uma raça inteira está sendo dizimada

No Brasil 247

CPI da Violência Contra Jovens Negros ouve diretor da Anistia Internacional

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra Jovens Negros e Pobres ouve daqui a pouco o diretor-executivo da Anistia Internacional, Átila Roque, e o representante da Justiça Global, Hamilton Borges.

No fim do ano passado, a Anistia Internacional lançou uma campanha chamada “Jovem Negro Vivo” para alertar as pessoas sobre o homicídio de jovens negros no País. A campanha usa os dados do Mapa da Violência.

O estudo mostra que os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.

Em 2012, dos 56.337 mortos por homicídios, no Brasil, 53,37% eram jovens. Destes, 77% eram negros (assim considerados a soma de pretos e pardos) e 93,3% eram homens.

O Mapa da Violência 2014 mostra também que, de 2002 a 2012, o número de homicídios de jovens brancos caiu 32,3%, e de jovens negros aumentou 32,4%. Um estudo do Observatório de Favelas corrobora esses números.

“O Observatório de Favelas e do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conjuntamente com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, produziram o estudo denominado Índice de Homicídios na Adolescência, que aponta um crescimento na estimativa de homicídios das pessoas de 12 a 18 anos no Brasil”, explica a deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ), que pediu o debate.

De acordo com o estudo do Observatório, 3,32 jovens a cada grupo de mil correm o risco de serem assassinados antes do 19 anos, no período de 2013 a 2019.

A audiência desta manhã será realizada no plenário 14.


“Máquina de morte”

Nesta semana, em audiência na CPI, o pesquisador da área de Igualdade de Gênero e Raça da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Antonio Teixeira de Lima, disse que o Estado brasileiro conduz uma “máquina de morte em massa” e que uma raça inteira está sendo dizimada.

O Ipea estima que as mortes violentas no País fazem mais de 60 vítimas, por ano. De acordo com o Mapa da Violência (2002-2012), elaborado pelo instituto, houve redução significativa da taxa de homicídios entre os brancos, enquanto entre os negros o índice aumentou.

Neste período de 10 anos, morreram 70% mais negros que brancos.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Caso Marielle: Dino abre inquérito da PF para investigar assassinatos de vereadora e motorista

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de...

NOTA: Operações policiais durante pandemia da COVID-19

“É absurdo, e aquém de qualquer padrão de responsabilidade...

13 de maio: da Lei Áurea à essência escravocrata da direita

No ano de 1983, uma foto estampada na primeira...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=