Cracolândia em SP é algo “aterrador” para a humanidade, diz comissão da OEA

Integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA (Organização dos Estados Americanos) realizaram uma inspeção na região da Cracolândia, na manhã desta quarta-feira (7), no centro de São Paulo. Membros do grupo que participaram do evento afirmaram ter encontrado uma série de violações aos direitos e à dignidade humana e classificaram a situação dos usuários como “aterradora” e disseram ser um “problema de saúde pública”.

por Janaina Garcia no UOL 

Integrantes de comissão e membros de movimentos sociais visitam região da Cracolândia, em São Paulo. – Janaina Garcia:UOL

“São pessoas que estão em condições de desumanização, sem dignidade, sem moradia, sem saúde, educação e sem o reconhecimento de suas condições de titulares de direitos humanos — que são para todas as pessoas”, apontou a vice-presidente da comissão, a panamenha Esmeralda Arosemena. “Para nós, humanidade, é algo aterrador o que ocorre aqui.”

A visita integra uma série de agendas da OEA, em oito cidades de diferentes estados brasileiros, além do Distrito Federal, desde a última segunda (5) até o próximo dia 12.

De acordo com a vice-presidente da comissão, visitas como a de hoje se somarão a agendas do grupo com autoridades brasileiras — no caso de São Paulo, por exemplo, com o governador Márcio França (PSB) e o prefeito Bruno Covas (PSDB). Após os trabalhos, a organização emitirá recomendações ao Brasil em entrevista no próximo dia 12.Na Cracolândia, os integrantes da delegação conversaram com usuários do chamado fluxo e também com trabalhadores dos equipamentos públicos de atendimento. Em uma das estruturas, por exemplo, a do Atende (da Prefeitura; sede do antigo “De Braços Abertos”), usuários enrolados em cobertores se amontoavam próximo a poças de água acumuladas após a chuva. Do lado de fora, predominam o consumo de crack, as condições precárias de higiene e a troca de mercadorias (de celulares a cosméticos) por droga.

Para a comissão, as autoridades precisam “dar respostas” capazes de ir além de abrigo e alimentação. “Eles [os usuários] apontam que um prato de comida não resolve. Dignidade humana implica também em saúde, moradia, educação. E se queixam ainda de não ter sequer seu direito de se mover ou sua liberdade de andar garantido, um direito fundamental”, completou. “Não há, agora, na minha opinião, a satisfação de nenhum direito”, disse Esmeralda.

Particularmente a esta população mais excluída, como a que vimos hoje, é preciso que se a trate como assunto de saúde pública

Esmeralda Arosemena, vice-presidente de comissão da OEA

De acordo com ela, a organização buscará “abrir canais de diálogo” com o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Isso ainda não foi buscado, admitiu, por conta da proximidade com a eleição do segundo turno, no último dia 28, e os trabalhos pela missão no Brasil.

A vice-presidente da comissão negou que a defesa dos direitos humanos seja ligada a governos de esquerda. “Os direitos humanos são de todos. Isso não tem uma linha ou outra. Falar de direitos humanos para a comissão é falar para todos — e nossa responsabilidade é promover um diálogo com o Estado, estabelecer com o novo governo canais de comunicação que nos permitam expressar esse pensamento”, explicou. “A riqueza da humanidade é sua diversidade, e essa diversidade é que nos faz mundo, terra, povos”, concluiu.

Visita está agendada desde janeiro, diz governo

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a visita da comissão da OEA ao Brasil, agendada desde janeiro deste ano, se dá “em atenção a convite do Governo brasileiro estendido em 2017” e “no contexto do engajamento do Brasil com a promoção e proteção dos direitos humanos no país”.

Com sede em Washington, a CIDH tem como função promover a observância e a defesa dos direitos humanos no continente americano. O grupo tem competência para formular recomendações aos estados membros da OEA e solicitar informações em matéria de direitos humanos. Compõe-se de sete membros eleitos, a título pessoal, pela Assembleia Geral da OEA.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

15 museus recebem programação especial sobre Direitos Humanos

Espaços recebem debates, oficinas, palestras e apresentações sobre o...

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%

No quinto dia de medição, petista oscila positivamente um...

para lembrar

46 Assembléia Geral da OEA – Santo Domingo

A 46 Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos...

Pena de morte?!

Hoje, ouvi um relato sobre um assalto. O ônibus...

Congresso tem 40 projetos que ameaçam direitos humanos

Entre os textos, constam ameaças ao trabalho, à terra,...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=