Americanos elegem primeiros deputados muçulmanos e indígenas

Primeiro governador abertamente gay foi outro marco; social-democrata Alexandria Ocasio-Cortez é eleita por Nova York

por Henrique Gomes Batista no O Globo

Candidata democrata Ilhan Omar, eleita para o Congresso americano pelo estado de Minnesota Foto- BRIAN SNYDER : REUTERS

Os americanos elegeram nesta terça-feira as duas primeirasdeputadas federais muçulmanas , ambas democratas . Outros marcos históricos são a eleição do primeiro governador asumidamente gay e as primeiras congressistas de origem indígena. Conheça abaixo quem são estes candidatos que se saíram vitoriosos nas eleições de meio de mandato realizadas ontem.

Deputadas muçulmanas

Democrata Ilhan Omar celebra vitória nas eleições legislativas de meio de mandato de 2018 Foto- ERIC MILLER : REUTERS

Ilhan Omar representará o estado de Minnesota e Rashida Tlaib, Michigan. Omar, de origem somali, também é a primeira representante federal negra do estado de Minnesota. Ambas tiveram mais de 70% dos votos em seus distritos (no sistema eleitoral americano, cada uma das 435 cadeiras da Câmara corresponde a um distrito).

De origem palestina, Rashida Tlaib comemora com parentes e amigos sua eleição Foto- REBECCA COOK : REUTERS

Já Tlaib é a primeira mulher de origem palestina a ocupar um assento no Congresso, depois de ter atuado como legisladora estadual de 2009 a 2014 com uma plataforma em favor da assistência médica universal, do salário mínimo e do fim do Serviço de Imigração e Alfândega.

‘Estrela’ do Partido Democrata

Alexandria Ocasio-Cortez fala aos seus apoiadores na noite em que foi eleita em Nova York Foto- DON EMMERT : AFP

Chamada de “uma das estrelas” que emergiram neste ano na política americana, Alexandria Ocasio-Cortez, da ala esquerda do Partido Democrata e de origem porto-riquenha, venceu no 14º distrito de Nova York. Alexandria pertence aos Socialistas Democráticos, agrupamento inspirado na social-democracia europeia que defende saúde e educação públicas e gratuitas e o fim da polícia de fronteiras.

Alexandria e outra democrata, Abby Finkenauer, eleita por Iowa, se tornaram as mais jovens deputadas eleitas no país — ambas têm 29 anos.

Governador assumidamente gay

Governador Jared Polis foi eleito pelo tradicionalmente progressista estado do Colorado Foto- Rick T. Wilking : AFP

Ainda dentro dos marcos históricos, os americanos elegeram o primeiro governador homem assumidamente  gay. O democrata Jared Polis venceu no progressista Colorado, o primeiro estado a legalizar a maconha para fins recreativo no país. As suas propostas incluem a revogação da pena de morte, controle de armas mais fortes e pré-escolas integrais para todas as crianças.

A primeira pessoa assumidamente LGBTQ a ser eleita para governar um estado foi Kate Brown, que ocupa o posto no estado de Oregon em 2016. Já Jim McGreevey se assumiu homossexual durante o seu mandato de governador de New Jersey, em 2004.

Por outro lado, a democrata Christine Hallquist foi derrotada na disputa pelo governo de Vermont. Se vencesse, seria a primeira governadora transgênero do país.

Congressistas de origem indígena

Candidata democrata pelo Kansas, Sharice Davids celebra vitória em eleições legislativas de meio de mandato Foto- Whitney Curtis : AFP

Os americanos também elegeram Sharice Davids e Debra Haaland. Ambas serão as primeiras congressistas americanas de origem indígena. Davids, membro da Nação Ho-Chunk — além de advogada e ex-lutadora de MMA — , também é a primeira pessoa LGBTQ do Congresso eleita pelo estado do Kansas. Haaland é uma democrata do Novo México e membro da tribo Pueblo of Laguna.

m 30 de setembro, a candidata de origem indígena Deb Haaland, que concorreu pelo estado do Novo México Foto- MARK RALSTON : AFP

Deputadas latinas do Texas

Veronica Escobar, eleita nas legislativas de 2018 nos EUA Foto- Divulgação:Twitter

Nunca uma mulher latina havia sido eleita para representar o Texas no Congresso dos EUA, embora o estado tenha uma grande população latina — mais de um terço de todos os seus habitantes. Até esta quarta-feira. Agora, Veronica Escobar, que é uma ex-juíza local, venceu em El Paso, enquanto Sylvia Garcia se saiu vitoriosa contra seu oponente republicano em Houston.

Sylvia Garcia, eleita pelo Texas Foto: Divulgação/Twitter

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

Sugerido por robson_lopes Trechos dos artigos: Felizmente, a...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

PR rompe com Serra e PSDB e vai apoiar Dilma na campanha presidencial

Partido também vai apoiar a candidatura de Mercadante em...

Governo sueco ‘responde’ a Trump com uma foto de mulheres do gabinete

Vice-primeira-ministra assina uma proposta ambiental rodeada por sete colaboradoras...

Indícios de conspiração contra a democracia em todo o mundo

Não existe hoje no Brasil (e no mundo) algo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=