Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova que assumiu a própria profissão ao preencher a ficha de um hotel. Durante anos, e até hoje, fico em dúvida no momento de declarar na linha pontilhada que raios eu faço. Se puserjornalistaserá meia verdade. Nunca trabalhei em redação de jornal ou revista. Se optar por redatora – aquela que escreve o que o cliente manda – chegarei mais perto. Mas não será totalmente autêntico. Pois faz um tempinho que ando escrevendo o que quero, seguindo meu nariz, coração, vontade. Por que então não me declaro de vez escritora?  Por conta de algo entre a modéstia e a vaidade.

Por Fernanda Pompeu do Yahoo 

Outro dia numa padaria, aqui na Vila Madalena, a moça que atende às mesas e já me trata como amiga, quis saber O que a senhora faz? Terminei de dar o gole no expressinho e tasquei Sou cronista. A garota espantou-se como se eu fosse uma marciana, mas educada retrucou Bacanal! Arrisquei Você sabe o que é crônica? Resposta sincera e polida Não, mas deve ser uma coisa legal.

Entendo que a moça da padoca não saiba o que é crônica. Aliás 2/3 do mundo também não faz ideia. Nem esta cronista, que ora escreve pra você, sabe direito o que é uma crônica. Talvez a própria palavra não ajude, pois traz uma carga negativa: doença crônica, pobreza crônica, inflação crônica, cronicamente inviável. Mas impossível mudar a palavra que está entre nós desde os primeiros portugueses. A carta que Pero Vaz de Caminha escreveu, em abril de 1500, ao Rei de Portugal – considerada a certidão de nascimento do Brasil- leva o título de Crônica do Descobrimento.

Dificuldade adicional é escrever crônica em terra de cronistas ilustres,  mulheres e homens que enxergam grandeza no cotidiano da vida. Entre eles, reluz o capixaba-carioca Rubem Braga. Cronista total, ele cunhou ótima definição para o gênero: Fazer crônicas é escrever de ouvido. Assim como os músicos de ouvido que não leem uma partitura, mas tocam uma beleza. A audição a qual Rubem se refere é sem dúvida literal. Cronista profissional é aquele que não perde a conversa da mesa ao lado. O fuxico do passante no celular. O idioma das ruas.

Machado de Assis que nos entregou romances e contos de gigantesca pena, para se distrair e ganhar uns trocos, também foi autor de crônicas. Ele gostava de dizer que a crônica se parecia a duas vizinhas conversando de suas janelas. Acho que o Bruxo do Cosme Velho acertou em cheio nessa observação que eu levo a sério. Tanto que essa crônica surgiu na horinha do diálogo entre mim e moça da padaria.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Dennis de Oliveira: Ambivalências raciais e midiatização da sociedade

Ambivalências raciais e midiatização da sociedade1 Dennis de Oliveira2, Intercom Resumo: Este...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Após 10 anos, homicídio volta a subir em SP

Por: Afonso Benites, Evandro Spinelli e André Caramante    ...

para lembrar

O voto das mulheres

Por Fernanda Pompeu   A primeira vez que pude exercer o...

A correia de transmissão do autoritarismo no Brasil de Bolsonaro

Quem garante que os ataques verbais de Bolsonaro à...

Ministra pede que Comissão de Ética investigue acusações contra ela e seu filho

Erenice enviou nesta segunda ofício que pedindo apuração do...

Apareça

Depoisque virei blogueira, tem gente que volta e meia...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=