Crave as unhas

Por Fernanda Pompeu

 

Sinto vertigem toda vez que lembro que sou umazinha no meio de sete bilhões de pessoas. Quase desmaio ao recordar que meu blog disputa com milhões de outros a atenção das leitoras e leitores. Pensando bem, me considero meia agulha num gigantesco palheiro.

Acho que hoje em qualquer profissão a concorrência é imensa e intensa. E a tendência é da complexidade aumentar exponencialmente. Os ofícios serão mais exigentes e mais disputados.

O certo é que não basta conquistar um cargo, um espaço, uma função. É sumamente importante manter a conquista. Sem nunca esquecer que há uma fila enorme aguardando que você bata as asas para outros planaltos ou planícies. Eis a realidade que temos.

Então fico matutando que uma das formas de tornar meu trabalho necessário é fazê-lo mais autoral. Ou seja, que ele tenha cada vez mais a minha cara. Um trabalho que expresse algo do meu jeitão de ser e estar no mundo.
Falo jeitão, pois não precisa ser o modelito esperado. Às vezes, é nosso lado torto e espontâneo que acaba encantando. Apesar dos sete bilhões, cada qual é cada qual. Há um perfil único de se manifestar no mundo. Esse único pode ser o trunfo! A carta que carregamos na manga.

Acredito que a estratégia de ter uma marca autoral, só sua, valha para qualquer tipo de ofício. Se o seu negócio é vender pizza, faça-a saborosa e sirva ou entregue sempre quentinha. Isso levará seus clientes (os leitores da pizza) a lembrar de você na hora do desejo gastronômico.

Se o cliente for seu chefe, mostre para ele que você tem uma maneira particular de realizar as tarefas. Demonstre ser capaz de ir um pouco além do feijão com arroz. Por exemplo, cultivando a iniciativa. Ela é qualidade de primeira linha no mercado e na vida.

Traduzindo do grego para o português: não basta acarinhar, ou fazer cafuné nas oportunidades. É preciso cravar as unhas nas suas dobraduras. Inventar maneiras de marcar aquilo que fazemos. Só assim pousaremos nossas asas na terra que encontramos para semear.

 

 

Fonte: Yahoo 

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=