Crave as unhas

Por Fernanda Pompeu

 

Sinto vertigem toda vez que lembro que sou umazinha no meio de sete bilhões de pessoas. Quase desmaio ao recordar que meu blog disputa com milhões de outros a atenção das leitoras e leitores. Pensando bem, me considero meia agulha num gigantesco palheiro.

Acho que hoje em qualquer profissão a concorrência é imensa e intensa. E a tendência é da complexidade aumentar exponencialmente. Os ofícios serão mais exigentes e mais disputados.

O certo é que não basta conquistar um cargo, um espaço, uma função. É sumamente importante manter a conquista. Sem nunca esquecer que há uma fila enorme aguardando que você bata as asas para outros planaltos ou planícies. Eis a realidade que temos.

Então fico matutando que uma das formas de tornar meu trabalho necessário é fazê-lo mais autoral. Ou seja, que ele tenha cada vez mais a minha cara. Um trabalho que expresse algo do meu jeitão de ser e estar no mundo.
Falo jeitão, pois não precisa ser o modelito esperado. Às vezes, é nosso lado torto e espontâneo que acaba encantando. Apesar dos sete bilhões, cada qual é cada qual. Há um perfil único de se manifestar no mundo. Esse único pode ser o trunfo! A carta que carregamos na manga.

Acredito que a estratégia de ter uma marca autoral, só sua, valha para qualquer tipo de ofício. Se o seu negócio é vender pizza, faça-a saborosa e sirva ou entregue sempre quentinha. Isso levará seus clientes (os leitores da pizza) a lembrar de você na hora do desejo gastronômico.

Se o cliente for seu chefe, mostre para ele que você tem uma maneira particular de realizar as tarefas. Demonstre ser capaz de ir um pouco além do feijão com arroz. Por exemplo, cultivando a iniciativa. Ela é qualidade de primeira linha no mercado e na vida.

Traduzindo do grego para o português: não basta acarinhar, ou fazer cafuné nas oportunidades. É preciso cravar as unhas nas suas dobraduras. Inventar maneiras de marcar aquilo que fazemos. Só assim pousaremos nossas asas na terra que encontramos para semear.

 

 

Fonte: Yahoo 

+ sobre o tema

Lewandowski apresentará normas para uso de câmeras corporais por policiais

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo...

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido...

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos...

para lembrar

Conselho de Ética recomenda cassar mandato de Cunha: Entenda o que acontece agora

Após oito meses de uma tortuosa tramitação, o Conselho...

Nota Pública – Em apoio ao STF e ao Poder Judiciário

Nota Pública - Em apoio ao STF e ao...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente. Em quase todos eles, inúmeras vozes nas redes sociais prontamente assumem posicionamentos com verdades absolutas...

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram preocupação com o novo edital para contratação de 12 mil câmeras corporais para a Polícia...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de famílias cristãs e heterossexuais" foi marca de destaque da convenção do Vox - Viva 24,...
-+=