Creators Academy: onde favela e floresta se encontram

Iniciativa abre espaço para uma conexão de criadores de conteúdo em todo país com a realidade amazônica e a importância de protegê-la

Para começo de conversa a favela e a floresta se encontram na palavra periferia, aquela que não está no centro, cada uma a seu modo, ambas com séculos de construção narrativa baseada na negatividade, lugares onde estão as pessoas fora da lei, que atrasam o progresso, que muitas vezes nem são vistas como pessoas.

São territórios nos quais seus moradores são constantemente ameaçados pelo poder do Estado e da milícia, as balas chegam nos inocentes em cima do morro, como no Complexo do Alemão, ou no Vale do Javari.

A crise ambiental é real, as enchentes em Petrópolis, no Rio de Janeiro ou em Ilhéus, na Bahia, as ondas de calor na Europa, a explosão de problemas respiratórios em todo o mundo, tudo isso está conectado. O aquecimento global parece um problema muito distante, pauta de ambientalista, mas as suas consequências mais graves acontecem para moradores de favelas e periferias, para os indígenas e quilombolas em seus territórios.

São essas as pessoas que vivem em áreas mais vulneráveis e desassistidas pelo poder público, com menos recursos para se adaptar às mudanças e aos eventos extremos. A gente acredita que não dá mais para falar de meio ambiente sem falar de justiça social, de justiça climática. Até aí acho que deu para entender porque o PerifaConnection entrou nesse projeto, né? Mas como influenciadores podem contribuir para mudar essa realidade?

A Creators Academy é uma experiência de imersão voltada para influenciadores e criadores de conteúdo adquirirem conhecimento e comunicarem sobre os biomas brasileiros, e nessa primeira edição, a Amazônia, seus povos e as mudanças climáticas que afetam a todos nós.

As pessoas influenciadoras poderão entender as características locais e com elas embasar informações reais que levarão a seu público, de forma autêntica e democrática, participando de debates sobre justiça climática, racismo ambiental, crise hídrica, soberania alimentar e outros assuntos que cercam o tema, vivendo espaços de interação e conhecimento, passeios e diversas experiências na floresta.

Estamos o tempo todo em disputa de narrativa, nas novelas, nas publicidades, no cinema. E nós precisamos cada vez mais contar o nosso lado da história usando toda ferramenta e linguagem possíveis. A cultura pop pode participar de conversas sérias, pautar debates relevantes e fazer o que mais precisamos: dar força à nossa voz.

Idealizada pelo PerifaConnection com o Instituto Ayika, com a empreendedora social Kamila Camilo e pelo ativista e influenciador Raull Santiago, a imersão por meio de uma viagem começou na última segunda-feira (25) e vai até amanhã (30). Passando por Manaus e pela Comunidade do Tumbira, localizada dentro de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, a quatro horas de barco da capital do Amazonas, buscamos amplificar vozes de diversos nichos.

Nossa missão é furar bolhas de debates e mostrar que justiça climática é um problema de todo mundo. Nós acreditamos que a vivência para os comunicadores é um caminho poderoso para se apropriarem de conhecimento e se comprometerem com o compartilhamento de informações corretas e qualificadas para seu grande público, que muitas vezes não está conectado de forma tão direta com as questões socioambientais vividas pelos amazônidas.

Dentre os convidados confirmados para integrar o time de influenciadores da experiência estão: Jotapê Malara (@jotapemalara), Marcelo Rocha (@nosmarcelorocha), Preta Rara (@pretararaoficial), Val Munduruku (@vall_munduruku), Leandrinha (@leandrinhadu) e a empresária Lorena Maria (@badgallore).

O projeto é uma realização da plataforma PerifaConnection, com produção da Mova e do Instituto Movimentarte, articulação do Instituto Ayika e patrocínio do ISC (Instituto Clima e Sociedade). Durante essa jornada, a Creators Academy também contará com a parceria da Natura, que promoverá atividades durante a viagem, além da contribuição de influenciadores parceiros, como Rachel Apollonio e Priscila Tapajowara para compor o time de criadores da edição.

+ sobre o tema

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Obama busca voto de eleitores jovens em viagem por estados decisivos

Por: France Presse   Boulder - O presidente americano, Barack Obama,...

Distribuição de recursos do fundo partidário no PSOL levanta debate sobre racismo na esquerda

Douglas Belchior, liderança do movimento negro de São Paulo...

Na zona leste de SP, um mega despejo à vista

Construção do Parque das Várzeas do Tietê pode desalojar...

para lembrar

A população periférica e favelada construindo um novo futuro para o Brasil

Essa semana lançaremos a parte final do projeto Mapa...

Como mulher ajudou a salvar seu vilarejo da fome em Madagascar

A seca prolongada no extremo sul de Madagascar deixou...

Um ano depois do assassinato de Floyd, negros ainda sofrem com violência policial

Há um ano, em Minneapolis (EUA), George Floyd, homem...

Pesquisa mostra perfil empreendedor das favelas

Nova pesquisa do Data Favela, parceria do Data Popular com...

Tiro no pé ambiental

O Congresso pressionou, e o governo cedeu justamente nas áreas —climática e ambiental— que fazem este país ser relevante aos olhos do mundo. Ao desidratar parte das pastas do...

Querem o governo Bolsonaro no governo Lula, diz Marina Silva sobre desmonte ambiental

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), a tentativa de alteração da Esplanada dos Ministérios empreendida pelo Congresso pretende reinstalar a política ambiental do governo...

Adaptação às mudanças climáticas em territórios negros é política de reparação

"Eu classifico São Paulo assim: o Palácio é a sala de visita. A Prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o...
-+=