Uma companhia da Índia lançou o que afirma ser o primeiro creme para estreitar a vagina, chamado 18 Again (18 de novo), que afirma fazer a mulher se sentir “como uma virgem” novamente.
A empresa Ultratech afirma que o produto oferece poder às mulheres, mas os críticos dizem que ele faz exatamente o contrário.
O comercial do 18 Again mostra uma indiana trajando um vestido característico do país, cantando e dançando, como em um filme de Bollywood.
“Eu me sinto como uma virgem”, afirma a personagem da publicidade, ainda que o anúncio deixe claro que ela não o é.
Seus sogros, chocados, observam-na. Logo seu marido se junta a ela, dançando salsa.
– Me sinto como se fosse a primeiríssima vez – ela afirma, enquanto dança.
A sogra faz uma expressão de nojo ao observá-la, mas ao final do anúncio até ela parece ceder, ao comprar o produto pela internet, diante do olhar de aprovação do marido.
‘Produto revolucionário’
A Ultratech, fabricante do 18 Again baseada em Mumbai, diz que o produto é o o primeiro no gênero em toda a Índia ( semelhantes existem em outras partes do mundo, como os Estados Unidos).
O proprietário da Ultratech, Rishi Bhatia, afirma que o creme, que está sendo vendido por US$ 44 (cerca de R$ 90), contém ingredientes naturais, como pó de ouro, aloe vera, amêndoa e romã, e foi clinicamente testado.
– É um produto único e revolucionário, que também contribui para aumentar a autoconfiança de uma mulher e seu amor próprio – afirma Bhatia, que acrescenta ainda que o objetivo do produto é dar mais poderes às mulheres.
Ele frisa que o produto não se diz uma restauração da virgindade de uma mulher, mas sim resgatar as emoções de ser uma virgem. “Estamos apenas dizendo, sinta-se como uma virgem. É uma metáfora. Ele tenta retomar a sensação que uma pessoa tem aos 18 anos de idade.”
Mas a estratégia de marketing da empresa gerou críticas de médicos, grupos feministas e usuários de redes sociais. Os criticos afirmam que o produto reforça a visão amplamente difundidade na Índia de que o sexo pré-nupcial é algo recriminável, um tabu considerado até pecaminoso por muitos.
‘Complexo de inferioridade’
– Este tipo de pomada é um absurdo e pode gerar em mulheres um complexo de inferioridade – afirma Annie Raja, da Federação Nacional de Mulheres Indianas, que luta pelos direitos femininos no país.
Ela opina que, em vez de fortalecer as mulheres, o creme tem o efeito oposto, ao reafirmar a visão patriarcal de muitos na Índia – a noção de que todas mulheres querem permanecer virgens até o dia do casamento.
– É o direito de uma mulher ter relações sexuais com um homem, mas a sociedade aqui diz que elas não devem fazê-lo até se tornarem noivas -.
– Ser virgem ainda é algo valorizado e não creio que as atitudes mudarão neste século – afirma Mahinda Watsa, ginecologista que assina uma popular coluna de conselhos sexuais nos jornais Mumbai Mirror e Bangalore Mirror.
Watsa já respondeu a mais de 30 mil indianos que buscam conselhos sexuais e afirma que a pergunta mais frequente por parte de homens é se suas mulheres são virgens. Por parte das mulheres, a dúvida mais comum é como fazer para esconder de seus maridos que elas deixaram de ser virgens.
“Os homens ainda esperam se casar com uma virgem, mas mais e mais mulheres na Índia, ao menos nas grandes cidades, estão fazendo sexo antes do casamento. As mulheres me escrevem, perguntando, o que devo fazer, já fiz sexo, mas como posso convencer que eu ainda sou virgem?”, relata a ginecologista.
Modernidade x tradição
Nisreen Nakhoda, uma médica que assina uma coluna de conselhos sexuais para o site MDhil, se diz cética em relação aos efeitos do 18 Again.
– O estreitamento da vagina se dá por meio dos músculos vaginais, por isso eu não sei como um creme pode agir – afirma. Mas ela acredita, no entanto, que a pomada poderá fazer sucesso na Índia, mesmo diante das rápidas mudanças de costumes, porque as pessoas ainda buscam maneiras de encobrir suas ações.
– Tudo é envolto em segredos e cercado de discrição. Ninguém realmente discute suas vidas sexuais com médicos ou namorados. A nova geração quer ser moderna e fazer sexo antes do casamento, mas ainda é criada de forma tradicional, segundo a qual é tabu fazer sexo antes do casamento. Isso gera muito confusão entre vários adolescentes – comenta.
A venda do 18 Again se dá pouco após a controvéria em torno de um creme para clarear a vagina. Ambos são exemplos de valores tradicionais se chocando com os costumes mais recentes na Índia.
O proprietário da Ultratech afirma que a polêmica em torno do 18 Again é sem sentido. “Os homens têm à sua disposição tantos produtos que eles podem usar para realçar o seu prazer sexual, isso representa apenas colocar a intensificação do prazer sexual nas mãos das mulheres”, comenta Rishi Bhatia.
Fonte: Correio do Brasil