70 mil brasileiros já foram vítimas do tráfico de pessoas

Levantamento apontou a exploração sexual como responsável por 79% dos crimes ligados a seqüestro, sendo as mulheres as principais vítimas.

O tráfico de pessoas gera US$ 32 bilhões por ano e faz 2,5 milhões de vítimas, segundo relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime (UNODC). A pesquisa ainda revela que o crime é o terceiro mais rentável, superado apenas pelo tráfico de drogas e produtos piratas ou falsificados. Segundo o Ministério Público Federal, 70 mil brasileiros já foram levados ao exterior.

Um levantamento feito pelo mesmo órgão da ONU, em 2009, apontou a exploração sexual como responsável por 79% dos crimes ligados a seqüestro, sendo as mulheres as principais vítimas.

A pesquisadora do tema na Universidade de Brasília (UnB) Maria Lúcia Leal aponta as precárias condições de vida como características que marcam essas mulheres que se tornam vítimas dos aliciadores.

“Geralmente esse é o perfil. Um perfil de mulheres de classes populares, com uma trajetória de precarização na suas relações socais, baixa inclusão nas políticas públicas e nível de escolarização. Tem uma experiência de trabalho doméstico, foram empregadas domésticas, trabalharam em pequenos comércios, mercado informal e no mercado do sexo.”

Para entender como esse tipo de crime acontece no país, em 2002, a UnB e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre a Criança e Adolescente (Cecria) desenvolveram uma pesquisa que identificou 241 rotas de tráfico para o transporte de mulheres.

A Pestraf (Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil), como é conhecido o estudo, apontou a região Norte e Nordeste como as mais atingidas pelos trajetos.

De São Paulo, da Radioagência NP, Daniele Silveira.

 

 

Fonte: Radio Agência np 

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=