Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7) o projeto de lei que autoriza a presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade.
Do Brasil Post
O projeto da vereadora Juliana Cardoso (PT) prevê que a presença das doulas seja permitida durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, assim como nos exames e consultas ou sempre que solicitado pela gestante.
Para entrar em vigor, o projeto de lei precisa da sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).
PL 380 /2014, da Vereadora JULIANA CARDOSO (PT)
As maternidades e os estabelecimentos de saúde da rede municipal, ou hospitais privados contratados por ela, ficam obrigados a permitir a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitadas pela parturiente.
As profissionais que dão suporte físico e emocional as mulheres em período de gestação já tem presença garantida em hospitais, casas de parto e maternidades do Rio de Janeiro desde junho deste ano.
As iniciativas pelo parto humanizado têm crescido no país. Figuras públicas como Bela Gil falaram sobre a experiência do parto em ambientes acolhedores e com o auxílio de doulas.
Ainda, há uma forte campanha para a diminuição de cesáreas não indicadas no Brasil.