‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os principais desafios para mudar o cenário de violência no Brasil

Por Roberta Salomone, do O Globo

Pesquisadora Jackeline Romio avalia como positiva participação da delegação brasileira em cúpula no Quênia (Foto: Divulgação/Retirada do site O Globo)

Doutora em Demografia pela Unicamp, Jackeline Romio desenvolveu uma metodologia para entender os casos crescentes de feminicídio e liderou pesquisas sobre violência doméstica e as questões das mulheres negras no Brasil. Convidada do Nairóbi Summit, ela aponta os principais desafios para mudar o cenário de violência no país.

Como avalia a participação do Brasil em Nairóbi e como o país pode se aproximar dos compromissos firmados?

Acho que a participação foi muito positiva. Houve a elaboração de um posicionamento da sociedade civil que denunciou o governo e sua omissão à pauta da legalização do aborto, assim como do desmonte dos mecanismos de defesa das mulheres. O governo brasileiro vem, sistematicamente, descumprindo ou deixando de agir sobre o avanço da consolidação dos direitos das mulheres. E penso que esse padrão conservador da governança brasileira seja compartilhado com diversos outros países, sobretudo os latino-americanos.

Outro ponto é a necessidade de deixar mais evidente que a criminalização do aborto é hoje uma política que incide quase que exclusivamente no adoecimento e na morte de mulheres periféricas, negras e indígenas.

Sobre violência doméstica e feminicídio: como é a situação do Brasil frente aos outros países?

No Brasil, o alto índice de violência doméstica é uma problemática antiga, mas que vem se tornando muito mais letal, com o aumento de casos de feminicídio registrados. Perdemos cada vez mais meninas e jovens para a violência. E existe um impacto crescente das armas de fogo na caracterização desse novo padrão. Isso tende a se complicar devido às novas leis de afrouxamento dos requisitos para a posse e o porte de armas e, como é sabido, o grupo que mais monopoliza as armas e a violência é o de homens. Por isso, é extremamente importante barrarmos o avanço da indústria armamentista no Brasil e das leis que compactuam com isso. O governo deve ser responsabilizado pelo contexto favorável às violações de direitos humanos das mulheres que vem criando, inclusive, por meio de discursos públicos que influenciam e estimulam os homens para a naturalização da violência misógina, homofóbica e racista.

Quais são os maiores desafios para enfrentar e reduzir as estatísticas de feminicídios?

Precisamos de políticas de atenção integral e mecanismos de defesa dos direitos das mulheres ameaçadas, assim como precisamos acabar como o sexismo e o racismo institucional, especialmente nos aparelhos de segurança pública. Além disso, é fundamental atenção integral às vítimas de violência doméstica e sexual, punição aos discursos de ódio misógino, especialmente os proferidos por figuras públicas, bem como os de grupos virtuais organizados. Também precisamos de mulheres em cargos de poder, de equidade de gênero e raça nos currículos escolares para criarmos uma nova geração de cidadãs e cidadãos comprometidos com a paz.

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Governo sueco ‘responde’ a Trump com uma foto de mulheres do gabinete

Vice-primeira-ministra assina uma proposta ambiental rodeada por sete colaboradoras...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=