Cresce crime contra negros em Teresina e movimento pede Disque Racismo

O delegado Emir Maia, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Discriminatórios, se reuniu na tarde desta sexta-feira (17) com entidades ligadas ao movimento negro para discutir ações contra a injúria racial e racismo. Nos últimos meses têm crescido o número de denúncias. As entidades definiram uma série de ações para reduzir o índice de crime contra os negros. Uma das reivindicações é a implantação do Disque Racismo.

Do CidadeVerde

Participaram da reunião no auditório da Delegacia Geral, no centro de Teresina, cerca de dez entidades, entre elas a AfroCondart, Diretoria dos Direitos Humanos da Sasc, Fórum de Mulheres do Mercosul, Coisa de Nêgo e Instituto de Mulheres Negras.

O delegado informou que em 2014 foram registradas 74 denúncias de injúria racial e este ano o número já chega a 21. Entre elas, o caso de racismo envolvendo um estudante que foi proibido de frequentar uma academia no bairro São Pedro por ser negro.

“Foi uma provocação do próprio movimento para discutir políticas públicas, acompanhar os inquéritos policiais e definir ações para combater o crime contra os negros”, afirmou o delegado.

Segundo ele, cerca de 40% da demanda da delegacia envolve injúria racial, as ofensas pessoais. “Só dará certo quando todos os interessados estiverem juntos. A OAB precisa estar inserida neste movimento”, afirmou, destacando que uma campanha educativa está sendo pensada para esclarecer a população, principalmente nas escolas.

A diretora dos Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva, disse que será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí, um projeto de lei propondo a criação do Disque Racismo, que terá o objetivo de combater este tipo de crime. “Vamos iniciar uma campanha contra o racismo”, disse.

A coordenadora de politicas públicas para as mulheres, Halda Regina da Silva, defendeu a implantação do Disque Racismo. “É um mecanismo importante de conscientização dos direitos e combate à impunidade. É preciso viabilizar grandes campanhas de combate ao racismo, pois muita gente teme denunciar e acha natural ou não quer se expor”, relata.

d7b430daa4558ecb0e4207fca701470a

Durante a reunião, a gestora propôs uma campanha para esclarecer a população sobre a diferença entra racismo e injúria racial.

66d05946e3f873e7c5a0c9c0f8f0a90a

 

c87a1239a6686adbb05ecf57a0c0129d

 

87dfd6a65727c5ce462d5fa31bdc4117

 

Yala Sena (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

+ sobre o tema

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico...

para lembrar

Morre árvore de 200 anos, símbolo da cultura negra em Araxá

Lenda conta que dois escravos foram enforcados na árvore.Depois...

Ativistas acusam palestrante de racismo na Flica

  Ativistas do movimento negro protestam na Festa...

Performance Racista em show circense na Fundição Progresso

Na última quinta-feira, 10 de março, durante a primeira...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...
-+=