Cresce crime contra negros em Teresina e movimento pede Disque Racismo

O delegado Emir Maia, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Discriminatórios, se reuniu na tarde desta sexta-feira (17) com entidades ligadas ao movimento negro para discutir ações contra a injúria racial e racismo. Nos últimos meses têm crescido o número de denúncias. As entidades definiram uma série de ações para reduzir o índice de crime contra os negros. Uma das reivindicações é a implantação do Disque Racismo.

Do CidadeVerde

Participaram da reunião no auditório da Delegacia Geral, no centro de Teresina, cerca de dez entidades, entre elas a AfroCondart, Diretoria dos Direitos Humanos da Sasc, Fórum de Mulheres do Mercosul, Coisa de Nêgo e Instituto de Mulheres Negras.

O delegado informou que em 2014 foram registradas 74 denúncias de injúria racial e este ano o número já chega a 21. Entre elas, o caso de racismo envolvendo um estudante que foi proibido de frequentar uma academia no bairro São Pedro por ser negro.

“Foi uma provocação do próprio movimento para discutir políticas públicas, acompanhar os inquéritos policiais e definir ações para combater o crime contra os negros”, afirmou o delegado.

Segundo ele, cerca de 40% da demanda da delegacia envolve injúria racial, as ofensas pessoais. “Só dará certo quando todos os interessados estiverem juntos. A OAB precisa estar inserida neste movimento”, afirmou, destacando que uma campanha educativa está sendo pensada para esclarecer a população, principalmente nas escolas.

A diretora dos Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva, disse que será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí, um projeto de lei propondo a criação do Disque Racismo, que terá o objetivo de combater este tipo de crime. “Vamos iniciar uma campanha contra o racismo”, disse.

A coordenadora de politicas públicas para as mulheres, Halda Regina da Silva, defendeu a implantação do Disque Racismo. “É um mecanismo importante de conscientização dos direitos e combate à impunidade. É preciso viabilizar grandes campanhas de combate ao racismo, pois muita gente teme denunciar e acha natural ou não quer se expor”, relata.

d7b430daa4558ecb0e4207fca701470a

Durante a reunião, a gestora propôs uma campanha para esclarecer a população sobre a diferença entra racismo e injúria racial.

66d05946e3f873e7c5a0c9c0f8f0a90a

 

c87a1239a6686adbb05ecf57a0c0129d

 

87dfd6a65727c5ce462d5fa31bdc4117

 

Yala Sena (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

+ sobre o tema

Lágrimas de alegria e alívio após veredito sobre assassinato de Floyd

"Culpado!". Quando o veredito contra o ex-policial branco Derek...

Racismo e opressão no governo italiano

Por Marina Fuser*   Novos escândalos colocam o primeiro-ministro italiano de...

Tractebel: Empresa é condenada por racismo no trabalho

A empresa Tractebel foi condenada a pagar indenização...

Rodeo racista contra Obama indigna americanos

Um dos espetáculos de rodeo da feira do estado...

para lembrar

Cotistas se dão bem na sua maior prova: a carreira

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia Nove...

A cor da crise

Famílias brancas têm 20 vezes mais riqueza do que...

Cotas Raciais no Concurso para Defensoria Pública de SP

negrobelchior Cotas raciais para Defensoria Pública do Estado de SP Conselho...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=