Cresce o movimento de Indignados nos EUA

Ainda que não estejam previstas marchas para hoje, o movimento “Ocupe Wall Street” se mantém em frente à sede do poder financeiro nos Estados Unidos, a fim de denunciar a desigual partilha das riquezas.

Para este fim de semana, a organização Workers World Party planeja celebrar no sul do bairro do Bronx, em Nova Iorque, uma conferência na contramão do sistema capitalista e a favor de um futuro socialista, onde também se apoiará os indignados acampados em Liberty Square.

O site desta organização (workersworld.net) detalha que a conferência terá lugar nos dias 8 e 9 de outubro e que serão discutidos temas como o entendimento da crise capitalista mundial desde uma perspectiva marxista, a luta contra o racismo e as guerras imperialistas.

Cada dia culminará com uma marcha para Wall Street, segundo indicam os organizadores na convocação ao evento.

Por outro lado, nesta quarta-feira, os Indignados nova iorquinos realizaram uma nova marcha, que teve como especificidade a presença de membros de diferentes organizações sindicais da chamada “Grande Maçã”, o que demonstra o crescente poder de convocação deste movimento de protestos.

Os protestos, iniciados no dia 17 de setembro por centenas de cidadãos de Nova York, principalmente jovens, estendeu-se a outras cidades, como Boston, Chicago, Los Angeles e Seattle.

Os protestos, inclusive, cruzaram até o vizinho Canadá, tendo lugar em cidades como Vancouver, Toronto, Ottawa e Montreal.

As redes sociais têm tido um papel de protagonismo na organização do movimento.

Um boletim do site da rede televisiva CNN destacou como os cidadãos se valeram do Twitter para impulsionar os protestos em outras cidades.

Neste sentido, a televisora exemplificou que uma conta nessa rede social chamada “Ocupar Boston” divulgou a realização de uma greve universitária em toda a cidade, que foi apoiada rapidamente pela Associação de Enfermeiras de Massachussets, ação considerada como parte das atividades do dia de abertura de uma convenção nacional de enfermaria nessa cidade.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

Show com “zoo humano” banido em Londres, vem para São Paulo

Uma performance artística polêmica com atores negros em um...

Mês da Consciência Negra na UFSM: tempo de repensar, discutir e combater o racismo

Nesta segunda feira (5) teve início a programação oficial...

Ruth de Souza

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro RJ 1930)....

para lembrar

Beyoncé confirma que está grávida pela 2ª vez

A estrela pop Beyoncé confirmou, em uma publicação no...

O estilo e a força afro de Liniker

“A cultura afro é linda, colorida, chama atenção. Mesmo...

Ministério da Cultura discute criação de museu da memória afrodescendente

Helena Martins - Repórter da Agência Brasil -  Foto: Valter...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=