Cresce o movimento de Indignados nos EUA

Ainda que não estejam previstas marchas para hoje, o movimento “Ocupe Wall Street” se mantém em frente à sede do poder financeiro nos Estados Unidos, a fim de denunciar a desigual partilha das riquezas.

Para este fim de semana, a organização Workers World Party planeja celebrar no sul do bairro do Bronx, em Nova Iorque, uma conferência na contramão do sistema capitalista e a favor de um futuro socialista, onde também se apoiará os indignados acampados em Liberty Square.

O site desta organização (workersworld.net) detalha que a conferência terá lugar nos dias 8 e 9 de outubro e que serão discutidos temas como o entendimento da crise capitalista mundial desde uma perspectiva marxista, a luta contra o racismo e as guerras imperialistas.

Cada dia culminará com uma marcha para Wall Street, segundo indicam os organizadores na convocação ao evento.

Por outro lado, nesta quarta-feira, os Indignados nova iorquinos realizaram uma nova marcha, que teve como especificidade a presença de membros de diferentes organizações sindicais da chamada “Grande Maçã”, o que demonstra o crescente poder de convocação deste movimento de protestos.

Os protestos, iniciados no dia 17 de setembro por centenas de cidadãos de Nova York, principalmente jovens, estendeu-se a outras cidades, como Boston, Chicago, Los Angeles e Seattle.

Os protestos, inclusive, cruzaram até o vizinho Canadá, tendo lugar em cidades como Vancouver, Toronto, Ottawa e Montreal.

As redes sociais têm tido um papel de protagonismo na organização do movimento.

Um boletim do site da rede televisiva CNN destacou como os cidadãos se valeram do Twitter para impulsionar os protestos em outras cidades.

Neste sentido, a televisora exemplificou que uma conta nessa rede social chamada “Ocupar Boston” divulgou a realização de uma greve universitária em toda a cidade, que foi apoiada rapidamente pela Associação de Enfermeiras de Massachussets, ação considerada como parte das atividades do dia de abertura de uma convenção nacional de enfermaria nessa cidade.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Guiné-Bissau: novo golpe de Estado?

O ano começou em meio a uma crise institucional...

Hoje na História, 13 de maio de 1950, nascia Stevie Wonder

Stevie Wonder Nome artístico de Stevland Hardaway Morris (Saginaw, 13 de...

O movimento “Black Lives Matter” organiza-se e procura definir-se politicamente

O movimento Black Lives Matter (“As vidas dos negros...

Clooney se une às críticas por falta de diversidade no Oscar

Em meio à polêmica pela falta de profissionais negros...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=