Crime no ABC: nesses momentos, decidimos que tipo de sociedade nós somos

Alguns leitores têm me cobrado uma posição a respeito do ocorrido em São Bernardo do Campo (SP), na última quinta (25), quando uma dentista foi queimada viva em seu consultório após assaltantes roubarem seus cartões bancários, tentarem um saque e se vingarem ao perceberem que ela tinha apenas R$ 30,00. O responsável por atear fogo tem 17 anos.

Na minha opinião, foi uma tragédia, um crime bárbaro. E os envolvidos devem ser responsabilizados pelo que prevê a lei, seja com internação para quem tiver menos de 18 anos ou com prisão para quem tiver essa idade ou mais. Se constatado que a pessoa é incapaz e é um risco para a sociedade e para si mesma, que seja encaminhada a uma instituição especializada.

Calculei que já escrevi uns dez posts contra a redução da maioridade penal nestes sete anos de blog, então não vou entrar na mesma discussão de novo. Ó, se tiverem curiosidade, a busca tá aí do lado para ser usada. Nas últimas semanas, foram vários.

Reafirmo, contudo, que sim, 93% dos paulistanos (que são favoráveis à redução, pela pesquisa Datafolha) estão errados e, considerando que a lei dificilmente mudará, o melhor seria que todos ajudassem a buscar soluções que atuem nas causas do problema. Ou alguém acha que uma pessoa capaz de entender o valor da vida ou que teve sua vida respeitada pela sociedade botaria fogo em alguém? Há casos patológicos e aqueles que a patologia fomos nós, como coletividade, através de nossa inação e ausência.

Sobre os casos patológicos, vale uma consideração. Atos de insanidade são atos de insanidade. A nossa sociedade, concordemos ou não com isso, vai continuar produzindo situações que não fazem sentido. Há aqueles que não têm nada a perder porque nada tiveram. E os que podem perder muito mas, sinceramente, não se importam.

Temos dificuldade de concordar com isso porque acreditamos que, criando regras e impondo normas, somos capazes de zerar o risco. Podemos diminuí-lo, nunca controlá-lo. Fazemos isso e jogamos o imponderável para baixo do tapete porque, se pensarmos nele, nem levantamos da cama de manhã para ir trabalhar ou estudar.

Sim, nossa sociedade gera aberrações por vários motivos e por nenhum. Sim, existe a possibilidade – maior do que ganhar na MegaSena – de você morrer nas mãos de um maníaco na rua. Como o ultradireitista Anders Behring Breivik que, em julho de 2011, matou 77 pessoas na Noruega – entre elas 69 que estavam em um acampamento para jovens. Ou Wellington Menezes de Oliveira que assassinou 12 jovens, que tinham entre 12 e 14 anos, no que ficou conhecido como o Massacre do Realengo, no Rio de Janeiro, em abril do mesmo ano. Ao final, suicidou-se. Ou como – respeitadas as devidas proporções – tantas pessoas que dirigem totalmente embriagadas e não se importam com o restante de sua comunidade.

Para muita gente, explicar que elas serão presas simplesmente não faz diferença. Não só Anders e Wellington, mas tantos outros que não se importam com a vida alheia ou com a própria vida. Assustador, não?

Então, tire-os de circulação preventivamente com base em análises psicológicas, como querem alguns especialistas, no melhor estilo Minority Report. Se assim for, além de cometermos injustiças, podemos chegar a um ponto em que vai ter mais gente do lado de dentro do que do lado de fora.

Isto não é uma defesa do cretino que fez o ato bárbaro no ABC Paulista. Mas de nossa sociedade, de você e de mim, e de tudo o que nos faz humanos. Tenho medo de indivíduos maníacos por sangue, mas tenho mais medo ainda de uma sociedade maníaca por sangue que não fala, apenas rosna.

Em momentos de emoção extrema, buscamos soluções para diminuir a perplexidade. Procuramos saídas para preencher a falta de sentido e tapar o buraco deixado pela perda. O problema é que elas não são úteis para resolver nada, nem mesmo para contribuir com os processos simbólicos do luto e da cura. Mas são nos momentos de emoção extrema que nossa racionalidade é colocada à prova. Ou seja, que somos chamados a provar que deixamos de ser uma horda tresloucada que segue um único instinto, o medo.

A dor pode levar à raiva, à vingança e à mais violência. Ou a uma reflexão que gere mudanças estruturais onde for possível e a própria aceitação de nossa imperfeição como seres humanos e como sociedade. O que escolhemos?

 

Maioridade seletiva: Público-alvo dos projetos de redução da idade penal é o adolescente pobre e marginalizado

Redução da maioridade mostra incapacidade de proteção social

Carvalho critica proposta de redução da maioridade penal

Maioridade penal aos seis. Afinal, nessa idade, eles já se vestem sozinhos

Jovem rico erra. “Menor” pobre comete crime

93% de São Paulo quer a redução da maioridade penal. E daí? – Por: Leonardo Sakamoto

Maioridade penal só vai atingir a população pobre

Quando a exceção quer ser regra

 

Fonte: Blog do Sakamoto

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

“Pare de reclamar e vá trabalhar”: a PEC 241 e a assistência social

Quem repete a frase acima certamente sabe quantos idosos,...

Serra prometeu à Chevron mudar regras do pré-sal

Wikileaks revela que José Serra, então pré-candidato do PSDB...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=