Criolo celebra 10 anos de “Nó na Orelha” e anuncia versão instrumental do disco

Álbum saiu em 2011 e foi o segundo na carreira do artista, que começou sua trajetória em 1989

O rapper, cantor e compositor paulista Kleber Cavalcante Gomes, mais conhecido como Criolo, começou sua carreira nas batalhas de Rap lá em 1989. Mas foi somente com o segundo álbum de sua carreira, o elogiado Nó na Orelha (2011), que o artista ganhou grande repercussão no país.

Para celebrar a primeira década completada pelo trabalho, Criolo anunciou no Twitter que irá disponibilizar nesta quinta-feira (9) a versão instrumental do álbum em todas as plataformas digitais. Ele também revelou que o lançamento especial chegará acompanhado de uma capa reimaginada por Magrão.

Confira mais detalhes pela postagem ao final da matéria!

Nó na Orelha

Com produção de Daniel Ganjaman e Marcelo CabralNó na Orelha estreou em 25 de abril de 2011 em mídia física como CD e vinil pela Livraria Cultura e digital, gratuita, pela gravadora Oloko Records.

No disco, muito bem avaliado pela crítica musical nacional e internacional, Criolo abandonou o apelido “Doido”, que o acompanhava há anos, e mostrou sua mistura do Rap com a sonoridade de outros ritmos, como Soul, Samba, Bolero e MPB.

No VMB 2011, da MTV Brasil, o trabalho venceu as categorias de Melhor Álbum, Música Do Ano (“Não Existe Amor Em SP”) e levou o cantor a ser eleito como Artista Revelação. Ele ainda entrou em diversas listas de Melhores Discos Nacionais daquele ano.

Início da carreira de Criolo

Em 2006, Criolo havia lançado — sem alarde — o trabalho de estreia Ainda Há Tempo. Após a chegada de Nó na Orelha, o rapper conquistou a projeção que merecia e de lá para cá lançou os álbuns Convoque Seu Buda (2014) e Espiral de Ilusão (2017), além do disco de covers Viva Tim Maia (2015) em parceria com Ivete Sangalo.

Também ator, Criolo já esteve em filmes como Tudo que Aprendemos Juntos (2015), Jonas (2015), Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018) e Não Vamos Pagar Nada (2020), além de ter sido um dos criadores da Rinha Dos MC’s.

Em 2019, o brasileiro foi indicado ao Grammy Latino nas categorias de Melhor Canção em Português, por “Etérea”, e Melhor Vídeo, por “Boca de Lobo”.

+ sobre o tema

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em...

Pinturas Africanas

  African Arte - Pinturas Africanas

Os primeiros passos do resgate da verdade sobre a escravidão no Brasil

Começo este texto sem jeito, meio desconcertada. Como poderei descrever...

para lembrar

Feriado da Consciência Negra é antecipado para o dia 18 em São Vicente

Decisão foi tomada pelo prefeito Luis Cláudio Bili, devido...

Maranhão: Afrodescendentes terão cursos gratuitos de qualificação

As secretarias de Estado do Trabalho e da Economia...

Chiwetel Ejiofor leva o Bafta de melhor ator e é favorito ao Oscar

O ator britânico Chiwetel Ejiofor ganhou o BAFTA de...

Jaden Smith diz se sentir honrado de ser chamado de louco

Jaden Smith, o filho de Will Smith e Jada...
spot_imgspot_img

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...
-+=