Criolo dá lição de respeito à diversidade ao mudar letra transfóbica de música antiga

Em tempos sombrios de homofobia e transfobia declaradas – dentro e fora da internet – Criolo deu um exemplo de respeito à diversidade ao alterar a letra de uma música antiga que continha uma referência carregada de preconceito.

Por Amauri Terto, do HuffPost Brasil

Em Vasilhame, canção do primeiro disco do artista, relançado neste mês, o rapper paulistano cantava a seguinte frase: “Os traveco tão aí, oh! Alguém vai se iludir”.

Ao ficar sabendo que “traveco” é um termo ofensivo à identidade de uma pessoa trans, ele resolveu mudar o trecho. Após quinze anos do lançamento original, Vasilhame traz agora no mesmo trecho a letra: “O universo tá aí, oh! Alguém vai se iludir”.

Ouça a faixa aos 20min08s.:

À revista Trip, Criolo contou como o conhecimento sobre a questão fez com que decidisse mudar a canção:

“Era ignorância, né? Por falta de conhecimento da minha parte, usei em algumas músicas esses jargões populares, alguns apelidos e palavras que não fazem sentido algum e só magoam as pessoas. Eu mesmo me magoei com isso depois que refleti. Na época nem me tocava, mesmo sendo preocupado com várias questões que refleti. Na época nem me tocava, mesmo sendo preocupado com várias questões sociais. Agradeço por ter tido a oportunidade de me rever e corrigir isso com a regravação, nos shows eu já cantava a nova versão há três anos. (…) Faz uns três anos e meio que eu comecei a perceber esses pontos e a me questionar sobre o que eu estava reforçando com a palavra traveco, por exemplo. Tá marginalizando, colocando um monte de coisa negativa aí. Para! O que eu tô reforçando com isso? Tem várias outras coisas no decorrer do disco que eu já mudei, no Nó na Orelha, também. São coisas que demonizam a imagem da mulher e jamais quis fazer isso.”

Ao jornal O Globo, ele explicou:

“Quando você é jovem, pode magoar alguém sem saber. Não porque você é mau, mas porque ninguém falou para você que aquilo poderia ser ruim. O conhecimento traz luz. Não foi só essa modificação que fiz nas letras. Revi tudo e mudei aquilo que não tinha necessidade de ficar. Não tenho problemas em dizer que errei.”

A postura do rapper foi elogiada no Twitter:

Screen Shot 2016-05-24 at 2.09.47 PM

Screen Shot 2016-05-24 at 2.10.00 PM

Apoio aos LGBTs

Esta não é a primeira vez que Criolo manifesta apoio à comunidade LGBT.

Em 2011, ao participar do programa Estúdio Showlivre, o rapper rebateu uma comparação em tom de gozação de que parecia Freddie Mercury, ex-líder da banda Queen, morto em 1991 – feita pelo apresentador Clemente Nascimento:

“Não vou rir, aí parece que é defeito o cara ser homossexual. Eu não sou homossexual, mas jamais vou usar como chacota esse tema.”

Assista ao vídeo do episódio:

Boa, Criolo!

+ sobre o tema

Negro, homossexual e ex-evangélico transforma discriminação em literatura

“Você não é homem não?! Aprende a se defender”. Por Rodrigo...

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Reinaldo Azevedo, Veja e Rádio Jovem Pan são condenadas a indenizar a cartunista Laerte em R$ 100 mil

Valor será revertido para as Mães pela Diversidade   POR PAULO...

para lembrar

Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte, em São Paulo

Toguna – Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte,...

Antes de deixar a prisão, Lauryn Hill lança música raivosa sobre consumismo

Após ficar presa por quase três meses, Lauryn Hill ganhará...

Mia Couto ganha o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura

  NOVA YORK — O escritor Mia Couto,...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

Criolo evidencia a prosperidade negra em clipe de “Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais”

Criolo incentiva o debate sobre o resgate de memória ancestral e prosperidade da história preta em novo clipe da música "Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda...
-+=