Cuidado! Vestir bermuda com desenhos da folha de maconha dá cadeia. Pelo menos em SP

Um rapaz de 19 anos foi detido no fim da tarde de segunda-feira (1º), em Salto Grande (SP), porque vestia uma bermuda com desenhos de folhas de maconha. Segundo o comandante do destacamento da Polícia Militar da cidade, sargento Tiago Tadeu Ramos, de 30 anos, o jovem – que está desempregado e não teve o nome divulgado – foi detido por apologia ao crime.

“(A abordagem) está prevista no Código Penal, no artigo 287. A pessoa que usa uma roupa ou qualquer outro objeto com desenho de folha de maconha está cometendo uma irregularidade. Isso caracteriza crime de apologia ao uso de drogas”, afirmou o policial. Ao ser abordado, o rapaz disse que desconhecia a proibição. Na delegacia, ele assinou o boletim de ocorrência e foi liberado.

No mês passado, a PM de Salto Grande deteve outro rapaz pelo mesmo motivo – ele usava um boné com desenho de folha de maconha.

Para o jurista Zelmo Denari, de 79 anos, de Presidente Prudente (SP), prender pessoas que vestem roupas com desenhos de maconha é uma tolice e um abuso de autoridade. “É uma das mais arrematadas tolices que eu ouvi na minha vida de jurista.”

Denari destacou que a maconha foi liberada “em um país vizinho, o Uruguai” e classificou esse tipo de repressão como “pura ignorância”. “Não tem cabimento. A polícia não entendeu direito o espírito da lei, precisa entender o mundo de hoje e se adaptar aos novos tempos.

leia também:

+ sobre o tema

Capixabas marcham contra o extermínio da juventude negra

Protesto acontece durante a Semana da Consciência Negra. Organizadores esperam...

Os 10 piores estados do Brasil para ser negro, gay ou mulher

Os 10 piores estados do Brasil para ser negro,...

Guiana Francesa, a última colônia das Américas

"Você conta histórias de mulheres?", a pergunta de Raphaella...

para lembrar

Entidades denunciam racismo após pastor demonizar imagens de religião afro

Representantes de religiões de matriz africana de Pernambuco acionaram...

LANÇAMENTO: ‘Racismo & Sociedade’ (2ª edição)

Obra nasce com a intenção de revelar e ensinar...

Brasil: onde racistas só se surpreendem com o racismo dos outros

Não dá pra ter indignação seletiva, revoltar-se com o...
spot_imgspot_img

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...

Transplante bem-sucedido é exemplo para candidatos

O Rio de Janeiro inteiro, dor e delícia, tragédia e compaixão, coube na saga de dona Maria Elena Gouveia por um fígado. Moradora de...

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...
-+=