Cuidado! Vestir bermuda com desenhos da folha de maconha dá cadeia. Pelo menos em SP

Um rapaz de 19 anos foi detido no fim da tarde de segunda-feira (1º), em Salto Grande (SP), porque vestia uma bermuda com desenhos de folhas de maconha. Segundo o comandante do destacamento da Polícia Militar da cidade, sargento Tiago Tadeu Ramos, de 30 anos, o jovem – que está desempregado e não teve o nome divulgado – foi detido por apologia ao crime.

“(A abordagem) está prevista no Código Penal, no artigo 287. A pessoa que usa uma roupa ou qualquer outro objeto com desenho de folha de maconha está cometendo uma irregularidade. Isso caracteriza crime de apologia ao uso de drogas”, afirmou o policial. Ao ser abordado, o rapaz disse que desconhecia a proibição. Na delegacia, ele assinou o boletim de ocorrência e foi liberado.

No mês passado, a PM de Salto Grande deteve outro rapaz pelo mesmo motivo – ele usava um boné com desenho de folha de maconha.

Para o jurista Zelmo Denari, de 79 anos, de Presidente Prudente (SP), prender pessoas que vestem roupas com desenhos de maconha é uma tolice e um abuso de autoridade. “É uma das mais arrematadas tolices que eu ouvi na minha vida de jurista.”

Denari destacou que a maconha foi liberada “em um país vizinho, o Uruguai” e classificou esse tipo de repressão como “pura ignorância”. “Não tem cabimento. A polícia não entendeu direito o espírito da lei, precisa entender o mundo de hoje e se adaptar aos novos tempos.

leia também:

+ sobre o tema

Um grito de desabafo

Naquela manhã de dezembro, a aluna de 52 anos,...

Dois anos após morte de Claudia, arrastada por viatura, PMs não foram julgados

Nesta quarta-feira, passados exatamente dois anos da morte de...

Iyagunã Dalzira conta sua luta contra o racismo

Veja a entrevista com a estudiosa da religiosidade Iyagunã...

para lembrar

Grupo interministerial vai propor sistema de cotas para o Mais Médicos

Um grupo de trabalho interministerial foi criado para avaliar...

Jean Wyllys: “Querem difamar uma criança morta? É isso?”

Estão circulando, nas redes sociais e através do Whatsapp,...

Lupita é a mais bonita, mas é negra

Quando publiquei meu texto sobre Nayara Justino, a nova...

Canada ratifica moção de condenação de islamofobia e racismo sistemático

A "Moção 103" foi preparada por um deputado liberal...
spot_imgspot_img

Portões da universidade

"Nós queremos é que uma filha de uma empregada doméstica possa ser médica, possa ser dentista, possa ser engenheira. Nós não queremos uma sociedade...

Desaparecidos assombram país mesmo após redemocratização

Quando o presidente Lula assinou o decreto de reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, no início de julho, emergiu como prioridade na retomada...

Racista é condenado a oito meses de prisão por ataques a Vini Jr

O Real Madrid anunciou, nesta quarta-feira, que um racista foi condenado a oito meses de prisão por ataques a Vinicius Junior e Rüdiger. As agressões foram...
-+=