Cultura Africana

A cultura africana tem uma principal característica: a diversidade. A África é o continente habitado há mais tempo em todo o planeta, é o ponto de origem do ser humano e, durante todo o tempo de evolução agregou uma enorme quantidade de idiomas, com mais de mil línguas diferentes, assim como religiões, regimes políticos, condições de habitação, de atividades econômicas e de cultura.

Do Portal Brasil 10 

Atualmente, a África, que ocupa um quinto das terras emersas na Terra, possui mais de 50 nações, com mais de 1 bilhão de habitantes.

Cultura africana: o etnocentrismo e o eurocentrismo

Como a maior parte da cultura africana foi transmitida oralmente, a história de seus povos foi contada pelos colonizadores europeus, através de missionários, viajantes e colonizadores que trouxeram os primeiros relatos sobre a vida e os costumes dos povos ali residentes.

Desta forma, os colonizadores também se aproveitaram dos africanos para alimentar a mão de obra escrava, muitas vezes usurpando os africanos de todos os seus direitos, inclusive de manter a própria cultura africana.

Para os povos europeus, os africanos sempre foram primitivos e bárbaros, sendo considerados praticamente animais. Essa visão só teve algumas alterações no século XX, quando os primeiros países conseguiram sua independência, realizando, desde então, os esforços necessários para recuperar suas tradições culturais.

afrihorz

Cultura africana e seus aspectos gerais

A cultura africana sempre foi preservada através da tradição oral, mas isso não significa que todos os povos africanos desconheciam a escrita. De uma maneira geral, os africanos praticavam a agricultura, a caça e a pesca, vivendo em comunidades fixas ou nômades, formando pequenas tribos ou grandes reinos, e tendo como chefes políticos, muitas vezes, o sumo sacerdote de suas religiões.

Os principais aspectos da cultura africana são evidenciados, portanto, por sua tradição oral e pelo meio em que viviam, onde se misturavam elementos espirituais e materiais, de acordo com o ambiente em que viviam.

A cultura africana sempre reverenciou os espíritos das florestas, das pedras e aceitavam a coexistência com forças desconhecidas da natureza, fazendo com que cada povo tivesse uma origem mitológica para explicar as próprias origens.

A cultura africana e as religiões

Atualmente, muitos países africanos mantém religiões vindas dos povos colonizadores, como o islamismo e o cristianismo, mas as religiões tradicionais ainda estão presentes, embora, em sua maioria, sejam vistas como práticas de magia e feitiçaria.

Contudo, as religiões tradicionais da cultura africana não possuem nada disso. Pelo contrário, são voltadas para o culto dos antepassados e para as divindades da natureza, como o culto aos Orixás, as divindades das culturas Nagô e Iorubá, englobando uma grande variedade de ritos e crenças.

A cultura africana e suas criações

De uma maneira geral, a produção artística da cultura africana tem um valor simbólico, com peças usadas para adorno corporal, trajes típicos e itens de uso sagrado ou para as atividades cotidianas.

Os produtos da cultura africana se voltam para os antepassados, com figuras geométricas e antropomórficas, ou uma mistura de figuras humanas com animais, sempre voltadas para o ensinamento e para a preservação das tradições.

Além da produção de artesanato, os povos africanos possuem uma grande variedade de danças e músicas, sempre marcadas pelos batuques e pelos movimentos corporais, imitando animais ou os próprios Orixás.

O grande destaque da cultura africana, principalmente no Brasil, vem de sua culinária, sempre temperada com muitos condimentos, com aromas fortes e picantes, com a elaboração de pratos exóticos compostos de carnes, legumes e verduras, insetos e os óleos de palmeira e de dendê, além do leite de coco.

Maasai girls from Kenya attend the Eunoto ceremony – the passage of their warrior boyfriends into elderhood. Their beaded collars and headbands are designed to bounce rhythmically to enhance their body movements. Traditionally a Maasai girl is allowed to select three lovers from among the warriors. This is the one time in her life when she is allowed to enjoy freely chosen relationships. 1985
Maasai girls from Kenya attend the Eunoto ceremony – the passage of their warrior boyfriends into elderhood. Their beaded collars and headbands are designed to bounce rhythmically to enhance their body movements. Traditionally a Maasai girl is allowed to select three lovers from among the warriors. This is the one time in her life when she is allowed to enjoy freely chosen relationships. 1985

A cultura africana no Brasil

O Brasil teve intensa influência da cultura africana pela diversidade de escravos de povos diferentes, o que se refletiu diretamente nos aspectos culturais que se desenvolveram nas diversas regiões de nosso país.

A maior parte dos escravos que vieram da África eram das raças Banto, Nagô, Jejes, Hauçás e Malés, que trouxeram a influência do candomblé, a religião afro-brasileira baseada no culto dos Orixás, de onde surgiram também a Umbanda e a Capoeira.

Na nossa culinária, a influência da cultura africana está sempre presente, mas é na área musical que o Brasil ganhou mais com a cultura desses povos: a música africana é a origem dos mais famosos ritmos brasileiros, como o samba, o maxixe e a bossa nova.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=