Cúpula inédita entre mulheres chefes de Estado será realizada na Rio +20

O escritório brasileiro da ONU-Mulheres anunciou nesta quinta-feira que em 21 de junho será realizada no Rio de Janeiro a primeira Cúpula feminina de Chefes de Estado pelo Futuro das Mulheres, dentro da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Segundo a ONU-Mulheres, agência das Organizações Unidas em defesa aos direitos do gênero, essa será a primeira vez na história que primeiras-ministras e mulheres que são chefes de Estado e presidentes “se reúnem para fazer um apelo em favor de ações concretas para a integração plena das mulheres ao desenvolvimento sustentável”.

A organização informou por meio de uma nota oficial que até agora confirmaram sua presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla.

Além disso, estarão presentes as primeiras-ministras de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, assim como as presidentas da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da Lituânia, Dalia Grybauskaité.

O debate será coordenado pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva de ONU-Mulheres, que participará de diversas atividades sobre gênero realizadas na conferência Rio+20.

Entre elas, a principal será um Fórum de Mulheres Líderes pela Igualdade de Gênero, o Poder da Mulher e o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 19 a 21 de junho, dando lugar à Cúpula de Chefas de Estado e de Governo.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Dia de Luta pela Saúde da Mulher e de Redução da Morte Materna

A deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

Mulheres ainda se dividem entre a casa e o trabalho, aponta o IBGE

Mesmo cada vez mais inseridas no mercado de trabalho,...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Mulheres agredidas por PM serão indenizadas no Rio

Ele as xingou, atacou com cabo de vassoura e...
spot_imgspot_img

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=