Cúpula inédita entre mulheres chefes de Estado será realizada na Rio +20

O escritório brasileiro da ONU-Mulheres anunciou nesta quinta-feira que em 21 de junho será realizada no Rio de Janeiro a primeira Cúpula feminina de Chefes de Estado pelo Futuro das Mulheres, dentro da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Segundo a ONU-Mulheres, agência das Organizações Unidas em defesa aos direitos do gênero, essa será a primeira vez na história que primeiras-ministras e mulheres que são chefes de Estado e presidentes “se reúnem para fazer um apelo em favor de ações concretas para a integração plena das mulheres ao desenvolvimento sustentável”.

A organização informou por meio de uma nota oficial que até agora confirmaram sua presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla.

Além disso, estarão presentes as primeiras-ministras de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, assim como as presidentas da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da Lituânia, Dalia Grybauskaité.

O debate será coordenado pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva de ONU-Mulheres, que participará de diversas atividades sobre gênero realizadas na conferência Rio+20.

Entre elas, a principal será um Fórum de Mulheres Líderes pela Igualdade de Gênero, o Poder da Mulher e o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 19 a 21 de junho, dando lugar à Cúpula de Chefas de Estado e de Governo.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Bancada feminina no Congresso leva propostas a ministras Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti

A deputada federal Marina Sant'Anna e demais parlamentares das...

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Casamento de meninas de até 17 anos de idade diminui 65% em uma década

O país registrou 17 mil casamentos de meninas com...

para lembrar

Goleiro Jean, do São Paulo, é preso nos EUA acusado de agredir a mulher

Milena Benfica, mulher do goleiro, se trancou no banheiro...

Pedido para trocar garçonete ‘sapatão’ revolta clientes no Chopp da Fábrica

Nessa sexta-feira (22), uma garçonete do restaurante Chopp da...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=