Curso online sobre os Panteras Negras

O Coletivo Cultural Dijejê organiza entre os dias 10 de Novembro e 10 de Janeiro, curso online sobre o partido dos Panteras Negras. As atividades acontecem no Moodle, plataforma online e-learning, e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de Novembro.

O curso foi dividido em quatro módulos. Os dois primeiros tratam sobre a história do partido e a resistência feminina no interior dos Panteras Negras. Os dois módulos finais apresentam o pensamento das ativistas e intelectuais Erika Huggins e Assata Shakur, figurais centrais na primeira fase da organização.

Jaqueline Conceição, idealizadora e coordenadora do projeto, destaca a importância histórica dos Panteras Negras, movimento que completou 50 anos de sua fundação em outubro deste ano. “Ao lado da organização dos negros no Haiti, dos quilombos no Brasil, os Panteras Negras são um importante formato de luta pela libertação dos pretos na diáspora. Eles são um modelo politico de atuação e de enfrentamento ao capitalismo, ao racismo e como veremos nesse curso, ao machismo”.

Ela ainda aponta que os Panteras Negras têm muito a acrescentar no combate ao racismo e à resistência política preta no Brasil. “Eles podem trazer apontamentos sobre a realidade do negro na sociedade moderna de base industrial. Diferente da luta quilombola, por exemplo, que se articulava em outro contexto histórico, os Panteras Negras marcam sua luta dentro do capitalismo e de uma sociedade de classes”.

No mês de Novembro, o Coletivo Cultural Dijejê propõe também duas atividades gratuitas. Durante a programação do projeto “Gritaram-me Negra”, articulado pelo Sesc Pompéia, zona oeste de São Paulo, acontece, no dia 8 de Novembro, das 19h30 às 21h30, curso sobre Angela Davis. No dia 12, das 10h30 às 17h30, a formação é sobre feminismo negro.

Serviço:

Valor de inscrição – Panteras Negras: R$ 80,00
Faça sua inscrição aqui.
Pague a sua inscrição aqui.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Discurso de Posse

Meus caros concidadãos Estou aqui hoje humildemente diante da tarefa...

Igrejas negras americanas crescem e figuram como referência na evangelização

Atualmente a importância da igreja negra americana tem crescido...

Descanse em paz, caro Stuart! – Por: Sandra Machado

Há alguma esperança... O professor e pesquisador do multiculturalismo, Stuart...

para lembrar

Condenados à morte, homens ganham a liberdade após 39 anos de injustiça

Wiley Bridgeman e Ricky Jackson ficaram quase 40 anos...

Ativista dos EUA que se passou por negra pede demissão

Rachel Dolezal, a ativista pró-igualdade racial norte-americana que está...

Rede de ensino de português no exterior atinge EUA e Canadá

Fonte: Lusa Agente de Notícias de Portugal Lisboa,...

Técnico da Universidade Wake Forest doa rim para um de seus comandados

Por: Leo Velasco   Muitos jogadores falam em suas entrevistas que...
spot_imgspot_img

Angela Davis completa 80 anos como ícone marxista e antirracista

A obra de Angela Davis, 80, uma das mais importantes intelectuais do campo do pensamento crítico, se populariza a passos largos no Brasil, país...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de palestras na Fundação Ford, em Manhattan. Intitulado "O Caminho pela Frente para os Direitos Civis:...
-+=