Curso Sociologia dos Orixás

Nos dias 09, 16, 23 e 30 de março, o Ateliê do Bixiga receberá o curso “SOCIOLOGIA DOS ORIXÁS”, do professor Ivan Poli.
O evento é fruto da parceria do Ateliê do Bixiga com a @caixadeferramentasead

Do Facebook 

Reprodução/ Facebook

O curso abordará a constituição das Civilizações da África Ocidental a partir dos mitos da civilização Yorubá (os Orixás), assim como sua influência na diáspora até os dias atuais.
Trataremos dos valores civilizatórios e identitários dos Orixás em nossas civilizações na África e Diáspora através dos diversos aspectos do Mito segundo os maiores nomes no estudo de mitos do mundo.
Esta viagem pelos arquétipos dos Orixás se dará através de seus Orikis (cantos sagrados) e para tanto se prevê uma introdução à Literatura Oral através de uma Oficina.

Plano de aulas

09. 03 Literatura Oral Yorubá e Africana, Diversos Gêneros e Apresentação dos Orikis (Oficina de Orikis)

16.03 Exu, o transgressor; Ogum, a ordem; Oxossi, o código dos caçadores; Logun Ede, da caça e coleta à urbanização;

23.03 Oxumaré, o duplo e a dialética africana; Obaluaiyê, a medicina tradicional; Nanã, o conceito de pátria; Yemanjá, os agregados de família e a escravidão linhageira.

30.03 Xangô, o código moral e o duplo; Yansã, a guerreira chefe de família; Oxum, a educadora; Obatalá, o código moral espiritual; Odwduá – O Ancestral mítico.

Material necessário para o aluno levar nas aulas: material de anotação

Público alvo : Interessados em cultura africana em geral e profissionais de humanas que se interessem pelas leis 10639/03 e 11645/08 ( Cultura afro-brasileira, africana e indígena na Educação )

Sobre o docente:

Ivan Poli

Único autor brasileiro do Renascimento Africano reconhecido por autoridades tradicionais, políticas e acadêmicas em diversos países africanos, autor dos demais Renascimentos do Sul (Hindu, Chinês, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Russo, Latino-americano) mestre em Linguagem e Educação na Universidade de São Paulo. Trabalha com os seguintes temas: Mitos Africanos na Educação, Filosofia da Educação no Oriente, Sistemas Educacionais no Oriente e África, Relações Mestre Discípulo no Oriente e África, Historia da Educação e Sociologia da Educação no Oriente e na África, sobretudo na Índia, Lei 10639/03 (Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação – seu tema de pesquisa no mestrado), metodologias de letramento a partir de gêneros da oralidade africana na alfabetização de jovens e adultos. Tem vivências e experiências em instituições religiosas e educacionais em 22 países em 5 continentes que visitou durante 9 anos (tema de uma de suas obras).

Trabalho acadêmico reconhecido por diversas autoridades de alto nível na Europa (França), África (Nigéria e Benim), Ásia (Índia) e América Latina (Brasil e Argentina).

 

Quando:

Segunda-feira, 9 de março de 2020 de 19:00 a 22:00

Local: Ateliê do Bixiga

Saiba mais 

+ sobre o tema

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

De lixeiro a médico: brasiliense vence pobreza e se forma em medicina

Cícero Batista Pereira venceu a fome para se formar...

Alagoas: Escolas públicas vão participar do Dia da Consciência Negra

Está confirmada a participação de 16 escolas públicas estaduais...

Aranha, do Santos, recebe movimento negro

O Santos Futebol Clube promoveu nesta tarde (13/11) uma...

para lembrar

spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Confira a lista de selecionadas para participarem da segunda turma do EncruziLab – curso em educação digital

É com muita alegria que comunicamos as mulheres selecionadas para participarem da segunda turma do EncruziLab - curso em educação digital, Módulo I.  Tivemos mais...
-+=