CUT lança mês da consciência negra

Organização das Nações Unidas dá início, em dezembro, às comemorações da Década Internacional dos Povos Afrodescendentes

São Paulo – O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, e a Secretária Nacional de Combate ao Racismo da entidade, Júlia Nogueira, abrem oficialmente no dia 6 de novembro o mês da consciência negra, com o Ato pela Igualdade Racial no Trabalho e na Vida.

Às 17h30, Vagner e Júlia darão uma entrevista coletiva à imprensa no Hotel Braston, Rua Martins Fontes, 330, para falar sobre o objetivo das ações, sobre desigualdades salariais e sociais que atingem negros no Brasil, políticas públicas são necessárias para reverter o quadro e ações que a CUT vem fazendo. Às 19h, no mesmo local, serão exibidos o curta metragem Vista Minha Pele, do diretor Joel Zito, direto da Casa de Criação Cinema e Artes do Rio de Janeiro, e trailers dos filmes Raça e Filhas do Vento, do mesmo diretor.

Participarão do lançamento oficial do Ato pela Igualdade Racial no Trabalho e na Vida convidados como o deputado Federal Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), a deputada Federal Janete Pietá e o Senador Paulo Paim; um representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social e outro da Fundação Cultural Palmares, entre outros.

Povos Afrodescendentes – A ONU (Organização das Nações Unidas) dá início, em dezembro, às comemorações da Década Internacional dos Povos Afrodescendentes, visando dar mais visibilidade às demandas em todo o mundo. A ideia surgiu com o sucesso do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, em 2011, fortalecendo a cultura negra.

Segundo relatório da ONU, só na América Latina e no Caribe tem 150 milhões de afrodescendentes. No Brasil, segundo censo do IBGE a população de afrodescendentes é de quase 51% da população.

Direitos – Para as Nações Unidas, os povos afrodescendentes devem ter seus direitos promovidos e protegidos como qualquer outro grupo da sociedade.

Segundo a ONU, apesar dos avanços, os afrodescendentes continuam a sofrer discriminação, um legado histórico do comércio de escravos. Mesmo os que não são descendentes diretos dos escravos muitas vezes ainda são submetidos a atos racistas.

Dados – Segundo as Pesquisas de Emprego e Desemprego (PED) do DIEESE, a análise da taxa de desemprego em relação à raça/cor e gênero nos dá a primeira indicação da existência de diferenças de inserção.

A taxa de desemprego geral, de negros e de não negros, que em 2009 foi de respectivamente 14,0%, 16,2% e 12,0% caiu em 2010 para 11,9%, 13,8% e 10,2%, ou seja, todas em trajetória de queda. Porém, a taxa dos negros ainda permanece superior a taxa de desemprego dos não negros, tanto no desemprego aberto, como no oculto. Para as mulheres negras a precariedade de inserção no mercado de trabalho é ainda mais evidente: no ano de 2010, por exemplo, para estas trabalhadoras a taxa de desemprego total foi de 16,9%, mais que o dobro da verificada para os homens não negros, de 8,1%, indicando que além de discriminação de raça, também existe a de gênero. O rendimento médio das mulheres negras representavam 44,4% dos homens não negros em 2010 e o rendimento médio dos homens negros 62% dos homens não negros.

 

 

Fonte: SP Bancarios 

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

OAB e Ministra estudarão incluir tema da igualdade racial no exame de ordem

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil...

A ministra negra da nova República.

A ministra negra da nova República matéria original de Marcos...

Ministra Luiza Bairros discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=