Zumbi prepara programação para mês da consciência negra

A Faculdade Zumbi dos Palmares prepara para novembro, Mês da Consciência Negra, uma programação de discussão, reflexão e entretenimento. Do dia 5 ao dia 20, acontecerá exposição de arte afro (promovida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda), Primeiro Seminário Introdução ao Segmento de Petróleo e Gás Natural, em parceria com o IBP – Instituto Brasileiro de Petroleo, Gas e Biocombustíveis, Troféu Raça Negra e o I Seminário Internacional do Observatório da População Negra e Universidades historicamente Negras norte-americanas, com participação especial da doutora Bernice King, filha do líder negro Martin Luther King e equipe de diretores, professores e alunos das seguintes Universidades Negras norte-americanas: Florida Agricultural University Mechanical (FAMU), Kentucky State University, Indiana University Bloomington, University Now e Spelman College.

No Troféu Raça Negra 2012, alunos e professores da Zumbi foram prioridade na lista de presença do evento, que completa 10 anos e vai homenagear Martin Luther King, no dia 19. Será feita uma retrospectiva sobre a situação do negro no Brasil e no mundo, nessa última década, e a Dra.Bernice King receberá o troféu em homenagem póstuma ao pai.

Apesar de feriado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será data de trabalho e reflexão para todos da FAZP, como acontece anualmente. Estaremos de portas abertas no dia em que se reflete sobre a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e quem inspirou o projeto de construção e luta da faculdade.

No campus, terão diversos eventos promovidos por alunos de todos os cursos e, além do “I Seminário Internacional do Observatório da População Negra e Universidades Historicamente Negras norte-americanas”,, haverá a Feijoada do Bem, onde os participantes doarão um brinquedo novo que será entregue para o Fundo de Solidariedade de São Paulo.

Alunos e professores terão a oportunidade de fazer network com os representantes de cinco relevantes universidades negras dos Estados Unidos. Sejam os anfitriões e anfitriãs da Zumbi, pois, além de recebê-los na única faculdade que prioriza a inclusão do negro da América Latina, essa é uma oportunidade de estabelecer relacionamentos profissionais e acadêmicos.

NOVEMBRO – MÊS DA CONSCIENCIA NEGRA NA ZUMBI

7 e 8 de novembro
– I Seminário de Introdução ao Segmento de Petróleo e Gás Natural (FAZP e IBP)

8 de novembro
– Início da Semana de Exposição Arte Afro promovida pelo curso de Publicidade e Propaganda.

19 de novembro
– Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, a partir das 19h30

20 de novembro – Dia da Consciência Negra
9h30 – I Seminário Internacional do Observatório da População Negra e Universidades historicamente Negras norte-americanas, com participação especial da Dra. Bernice King e equipe de diretores e professores das seguintes Universidades Negras norte-americanas: Florida Agricultural University Mechanical (FAMU), Kentucky State University, Indiana University Bloomington, University Now e Spelman College.

Durante o evento, ainda terão: exposição de máscaras, roupas africanas, bijouterias e afins, grupo de dança afro, grupo Meninos do Tambor, apresentação de rap, escola de samba, barracas de pizza, doces, salgados, grupo Negritude Jr. promovido pelos alunos do curso de Direito.

 

Fonte: Zumbi dos Palmares 

+ sobre o tema

Bahia – Atividades marcarão comemorações do Mês da Consciência Negra

A programação inclui a realização de palestras, seminários, exposições,...

Consciência Negra? Apenas uma comunidade quilombola foi reconhecida em 2012

Maioria dos descentes de negros explorados na escravidão continua...

Território quilombola é identificado no Rio Grande do Sul

Brasília - O Instituto Nacional de Colonização e...

para lembrar

Manifesto Contra o Back to Black

Aumento e correta difusão de recursos ao fomento de...

Migração do Nordeste para o Sudeste recua quase 50%

A migração do Nordeste para o Sudeste está caindo...

Candomblé Proibido em Piracicaba

Câmara Municipal de Piraciba/SP, por unanimidade, com...

Os desafios do CONJUVE: da 1ª Conferência Nacional de Juventude rumo ao Futuro

Esse artigo visa analisar os desafios e conquistas advindas...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=