Da interpretação torta e da loucura e racismo evangélico, por Cleinton Gael

Racismo Evangélico

Era noite de domingo e eu tentava, pela enésima vez, dar uma oportunidade a mim mesmo de ouvir uma bela mensagem bíblica. Frustração total, como acontece já há uns 15 anos, com raríssimas exceções. É claro que não me iludo mais com os pregadores e com o mundo gospel, mas ainda insisto numa maratona que um dia ainda vai acabar com minha capacidade de viver longe da depressão gerada por um mundo evangélico adoecido.

A pregadora da noite, uma mulher tida como uma das mais respeitadas figuras evangélicas do Espírito Santo, e talvez do Brasil, assumia o púlpito, numa alegria que parecia ter força para contagiar a todos. E conseguiu, de fato, mas, para infelicidade deste que, inconformado, dava atenção a um arsenal de besteiras “teológicas” e a racismos e intolerâncias – que poderiam terminar numa delegacia de polícia, sem qualquer direito à fiança, visto que racismo é no Brasil um crime inafiançável – proferiu aquela que acaba de entrar no seleto grupo de mensagens que nunca deveriam ser pregadas.

Como afirmei em textos anteriores, pesquisas mostram que os brasileiros, em mais de 90%, acreditam que o Brasil é um país racista, mas menos de 10% se entendem como tais, visto que, ao fim e ao cabo, o racista, bem como o corrupto, é sempre o outro. O Brasil é racista, sim, mas são as pessoas, não eu! Eu sei que é, mas eu não faço parte disso! A noite de 13 de abril de 2014 respondeu a uma inquietação de longa data; o racista sou eu, com certeza, desde que você saiba contar a “piada certa”.

Numa infelicidade de dar pena – ou raiva – a pregadora começou a noite com o tradicional sermão de 3 pontos, onde se lê um texto, se sai dele para contar histórias que tentam fazer deus ser Deus e se volta ao texto, no final, apenas para tentar confirmar que foi uma “mensagem bíblica”, o que, como é sabido, está longe de ser, visto que a nada criteriosa mistura de Antigo com Novo Testamento e a errônea compreensão de que o “tudo posso naquele que me fortalece” significa que “eu posso TUDO” mostraram a fragilidade de nossas hermenêuticas insanas, mais afeitas ao mercado e à lógica neoliberal do que à sensata interpretação de que consigo suportar os sofrimentos da vida porque tenho fortaleza no Senhor Jesus.

Assim, para justificar o “poder de poder TUDO”, a mensageira da noite propôs que seria necessário um novo olhar sobre a realidade, visto que um olhar para as barreiras poderia nos fazer perder a dimensão da grandeza do Deus que supera a todos os impedimentos. Então, para justificar que é possível viver “vendo com os olhos de Deus”, a senhora que nos “ensinava a Bíblia” defendeu – exemplificando que a beleza é uma questão de olhar – que “a pessoa pode até ter cabelo ruim, mas deve se mancar e passar a máquina, sem titubeio”, pois “quem tem cabelo ruim, não tem outra saída, já que tentar alisar fará dela alguém que tem não um cabelo, mas um carpete na cabeça”. Para continuar o show de horrores, a pregadora disse, muitíssimo feliz, que sua filha é muito bonita, mas havia a preocupação de ela nascer com o “nariz de batata”. Para evitar que isso acontecesse, narrou que sua avó ficava a apertar o nariz da menina, desde muito pequena, o que ajudou a fazer “o milagre de ela ter o nariz fino e ser um linda adolescente que escapou de ter um nariz que ninguém merece”.

É claro que, se perguntada sobre um país racista, a pregadora da noite diria que é “veementemente contra o racismo, mas que entende muito bem que o país é racista”, assim como a acompanhariam na resposta praticamente todos os que ali estavam, já que riram a não poder mais, divertindo-se com um dos mais nojentos aspectos dessa sociedade que se diz “a-racista” e “tolerante com as diferenças”. Sim, eu encontrara os racistas; como no caso do Brasil em geral, eram praticamente todos. A pregadora da noite saiu ovacionada e continuará a ser convidada e considerada uma sumidade no meio evangélico brasileiro. Já eu, negro e pesquisador de relações raciais no Brasil, saí daquele ambiente com uma sensação de impotência infinda, uma vez que meu cabelo não é “bom”; meu cabelo, como diz a poeta capixaba Elisa Lucinda, não sobe favela para fazer caridade aos sábados.

liberdade, beleza e Graça…

 

 

 


Cleiton Gael

Graduado em Artes Cênicas, Teologia e Ciências Sociais, com mestrado em Sociologia e Direito pelo PPGSD-UFF e doutorando em Sociologia pelo IESP-UERJ. Pesquisador de Relações Raciais no Brasil, Sociologia da Religião e Teoria Sociológica.

Fonte: Blog do Claiton Gael

+ sobre o tema

Senado aprova plano para combate integrado à violência contra a mulher

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto...

Projeto SETA promove eventos no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU 

Entre os dias 16 e 18 de abril, o Projeto SETA,...

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O...

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de...

para lembrar

O mais pedido: saiba tudo sobre o cabelo de Taís Araújo

Todos os dias a coluna recebe um montão de...

15 fotos da 2ª Marcha do Orgulho Crespo de São Paulo

Movimento busca o fortalecimento  da estética afro-brasileira como símbolo de...

Negras de cabelo azul – Por José Carlos Angelo

Outro dia alguém postou no Facebook que tinha jogado...

Justiça condena escola que impediu garoto de dreads de assistir aulas

Chikayzea Flanders, de 12 anos, foi proíbido de assistir...
spot_imgspot_img

Lázaro Ramos: ‘Mostrar afeto por nossos traços é uma mensagem muito forte’

Caso eu me arriscasse a escrever uma biografia de meu cabelo, assim como a protagonista de Djaimilia Pereira de Almeida no romance "Esse Cabelo",...

Vídeo mostra Lázaro Ramos explicando para filha sobre cabelos crespos: “Nossa coroa”

O ator Lázaro Ramos abordou conscientização e ancestralidade ao compartilhar um registro na sexta-feira (29), com sua filha caçula, Maria Antônia, de 8 anos, a sensibilizando...

O crespo é livre: belo e ancestral, cabelo afro resiste ao racismo estético

Black Power, rastafari, com dreads, cacheados, encarapinhados... Os cabelos das mulheres pretas chegam a este 13 de maio — data que marca a abolição...
-+=