Danai Gurira, estrela de ‘Pantera Negra’ é nomeada embaixadora da ONU Mulheres

A atriz e dramaturga Danai Gurira, conhecida por interpretar a personagem General Okoye nos filmes “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita”, foi nomeada no domingo (2) embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. A artista vai dar apoio e visibilidade ao trabalho das Nações Unidas em prol da igualdade entre homens e mulheres.

no Nações Unidas

Danai Gurira em visita à Assembleia Geral da ONU para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em março de 2018. Foto- ONU Mulheres:Ryan Brown

A atriz e dramaturga Danai Gurira, conhecida por interpretar a personagem General Okoye nos filmes “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita”, foi nomeada no domingo (2) embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. A artista vai dar apoio e visibilidade ao trabalho das Nações Unidas em prol da igualdade entre homens e mulheres.

Gurira recebeu o título honorário da Organização durante o Festival Global Citizen Mandela 100, realizado em Joanesburgo, na África da Sul. “Como autora, artista e ativista em busca do empoderamento feminino e da igualdade de gênero, com seu olhar aguçado para os direitos humanos, ela está unicamente qualificada para comunicar e inspirar”, afirmou a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, ao anunciar a nomeação.

A chefe da agência das Nações Unidas acrescentou que a artista é um exemplo influente, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. A dirigente disse estar ansiosa para ver Gurira em seu novo papel, impulsionando ações em todo o mundo em favor da igualdade de gênero.

“Minha paixão pelas mulheres e meninas (sempre) foi o foco das narrativas que eu crio, bem como dos papeis que consegui interpretar”, afirmou a atriz, de origem norte-americana e zimbabuense.

“Sempre busquei romper os limites e contar as histórias daqueles que são frequentemente marginalizados e ignorados. Estou muito feliz em me unir à ONU Mulheres para amplificar muitas outras histórias de todo o mundo e para dar voz aos que estão trabalhando incansavelmente para tornar a igualdade de gênero uma realidade.”

Danai Gurira recebe o título de embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres da diretora-executiva da agência, Phumzile Mlambo-Ngcuka. Foto- ONU Mulheres

A artista foi nomeada embaixadora em meio às atividades da ONU para os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Neste ano, a campanha tem o tema #HearMeToo (#MeEscuteTambém, na tradução em português), com um chamado de solidariedade e inclusão para as sobreviventes de agressões. Essas vítimas são frequentemente excluídas das discussões sobre gênero e violência na mídia e nas redes sociais.

Na África do Sul, Gurira e Mlambo-Ngcuka vão se reunir com mais de 200 jovens mulheres da Academia Africana de Liderança, a fim de discutir os desafios e experiências das ativistas na instituição. O encontro também vai debater meios para acabar com a violência de gênero.

 

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Negra Li mostra fantasia deslumbrante para desfile da Vai-Vai em SP: ‘Muita emoção’

A escola de samba Vai-Vai está de volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste sábado...

Livro põe mulheres no século 20 de frente com questões do século 21

Vilma Piedade não gosta de ser chamada de ativista. Professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma das organizadoras do livro "Nós…...

“O Itamaraty me deu uma bofetada”, diz embaixadora Isabel Heyvaert

Com 47 anos dedicados à carreira diplomática, a embaixadora Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert não esconde a frustração. Ministra de segunda classe, ela se...
-+=