Dança do Congo vai ganhar exposição no Museu Afro-Brasileiro

A inauguração terá a presença de representantes da cultura dos dois países e atrações artísticas

O Museu Afro-Brasileiro (MAFRO), da Universidade Federal da Bahia, vai homenagear o Congo (país africano de tradição bantu) com a primeira mostra internacional sobre a dança do Kiebé-kiebé, que vem reforçar o estreitamento de laços e a cooperação cultural com o Brasil. De Salvador, a exposição segue para Cuba.

A inauguração acontece na próxima segunda-feira (09), às 18h, para convidados, com a presença de representantes da cultura dos dois países e atrações artísticas. No mesmo dia, às 10h, a curadoria recebe a imprensa para uma entrevista coletiva, na Sala Carybé. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca.

A dança Kieke Kiebe é indicada para ser tombada como patrimônio imaterial da UNESCO

Dentro da programação, no dia 10, às 16h30, o professor Théophile Obenga, da Universidade do Congo, faz uma conferência sobre a dança do Kiebé-kiebé, no Auditório da Faculdade de Medicina (Terreiro de Jesus). Especialista no tema, Obenga é professor de história e integra a comitiva que acompanha a exposição nesse giro internacional.

A coordenadora do MAFRO Graça Teixeira afirma que o Kiebé-kiebé é uma manifestação muito rica e importante, tendo em vista as raízes africanas remanescentes no Brasil. “Durante uma semana em Brazzaville eu conheci as práticas dessa dança. É uma grande honra reproduzir esta exposição em território brasileiro, porque é a primeira vez que o Kiebe-Kiebe atravessa o Oceano Atlântico”, declarou.

O Kiebe-Kiebe é uma dança mais executada nas zonas rurais. Logo, exportá-la para o Brasil é uma honra para a cultura congolesa. A dança do Kiebe-Kiebe tem muita semelhança com algumas manifestações culturais afro-brasileiras.

Exposição Kiebe-Kiebe
Museu Afro Brasileiro (Daculdade de Medicina da Bahia, Terreiro de Jesus – Centro Histórico).
Informações – 71 3283-5540
Quando – 09 de setembro, 18h (para convidados).
Visitação pública – 10 de setembro a 29 de novembro de 2013, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Dia 10, às 16h30, conferência sobre a dança do Kiebé-kiebé, com o professor Théophile Obenga, da Universidade do Congo, no Auditório da Faculdade de Medicina.
Entrada franca

Fonte: iBahia

+ sobre o tema

Adhemar Ferreira da Silva

Um fato curioso, mas que mostra o caráter de...

Vida em dívida por Cuti

- Vais morrer, negrinho! -...

Usain Bolt arrasa recorde dos 200 metros e é ouro em Berlim

Fonte: G1 - Jamaicano não deu chance aos adversários e...

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

para lembrar

Ronaldo dá indícios do fim da carreira pelo Twitter

Sem disputar um jogo oficial há mais de...

Do romantismo ao afro-pop

Em seu quarto CD de estúdio, "Bicicletas, Bolos e...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=