Festival cancelado por falta de apoio do Brasil

 

Belo Horizonte (Brasil)– O Festival de Arte Negra que seria realizado de 4 a 9 de outubro em Lagos, Nigéria, homenageando o Brasil, foi cancelado hoje por falta de apoio do governo brasileiro.  O anúncio do cancelamento do evento foi feito pelo diretor do  Instituto Yoruba, entidade curadora do evento no Brasil e sediada em Belo Horizonte. Olú Akínrúlí encaminhou correspondência oficial  aos órgãos governamentais que se comprometeram a apoiar o festival enviando delegação. Uma carta à Presidenta da República Dilma Roussef  também deverá ser enviada nas próximas horas comunicando a decisão tomada pelos organizadores do festival na Nigéria.

O festival, evento internacional anual que tem despontado como espaço privilegiado para o debate sobre as artes na África e em suas diásporas, é coordenado pelo Prêmio Nobel de Literatura em 1986, o escritor nigeriano Wole Soyinca, que ano passado esteve no Brasil para solicitar apoio público governamental para o evento. Em seguida, foram feitas várias reuniões na busca de parcerias, empreendidas  pelo Instituto Yoruba.

Em nome da comissão organizadora, Akínrúlí disse que o motivo  do cancelamento foi “a falta de apoio do governo brasileiro e de consideração ao evento”  já que o Brasil era o país a ser homenageado, tendo como personalidade simbólica o artista social Abdias Nascimento e como convidada de honra, a Iyalorixa Mãe Beata de Iemanjá. Ele informou que mesmo o esforço de alguns órgãos em formar delegações “não confirmadas até o momento” não foi suficiente para prosseguir com a organização do evento.

Herança africana – Com o tema As cores africanas no Brasil,  o Lagos Black Heritage Festival aconteceria em duas etapas, a primeira em março e a segunda agora em outubro, com a realização de um Simpósio. As edições do FAN aconteceram nos anos 1977, 2009, 2010, 2011 e 2012, nesse último homenageando a Itália. O Brasil seria o segundo país a ser homenageado pelo FAN.

O Festival de Arte Negra  tem como objetivo celebrar a criatividade Africana nas diversas linguagens artísticas como a dança tradicional e contemporânea, música, pintura, fotografia, teatro, design, cinema entre outras expressões artísticas e intelectuais.  A expectativa da participação do Brasil era consolidar o evento como um programa cultural de grande porte, “cruzando e articulando com solidez as diversas linguagens artísticas da Nigéria e dos países convidados”, de acordo com o presidente da organização, Olú Akínrúlí, também coordenador do Centro de Negócios, Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil.

 

Fonte: Alai Online

+ sobre o tema

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

Olímpiadas 2012: Serena Williams na final após vitória arrasadora

A norte-americana Serena Williams está classificada para a final...

Mostra divulga produções artísticas da periferia de São Paulo

Por: Camila Maciel São Paulo – Cantar, recitar,...

para lembrar

Ellen Oléria The Voice of Brasil

  A vencedora do The Voice Brasil é Ellen...

Mano Brown na Fórum de março

Confira abaixo parte da entrevista com Mano Brown, destaque...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=