Dançarina e coreógrafa é eleita nova Deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê; conheça

Dalila Santos de Oliveira, de 20 anos, participou do concurso pela primeira vez.

FONTEDo G1
Dançarina é eleita nova Deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê (Foto: Vitor Santos/Ag Haack)

A dançarina e coreógrafa Dalila Santos de Oliveira, de 20 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê, durante a 42ª Noite da Beleza Negra, realizada na noite de sábado (28).

O evento foi realizado na Senzala do Barro Preto, localizada no bairro do Curuzu, em Salvador. Além de Dalila, outras 13 candidatas disputaram a vaga. Moradora do bairro de Pernambués, Dalila participou do concurso pela primeira vez.

“Ser a Deusa do Ébano é ser a representação encarnada da força, beleza e realeza do povo negro. É reverenciar nossa ancestralidade, valorizando o que temos de mais valioso: a nossa história, nossa cultura. Honrando e levando para as próximas gerações o brilho e o encanto dos Mais Belos dos Belos”, disse Dalila.

Dançarina é eleita nova Deusa do Ébano do bloco Ilê Aiyê (Foto: Vitor Santos/Ag Haack)

A atual rainha Gleicy Ellen Teixeira, que reinou por três anos devido a não realização do concurso por dois anos consecutivos da pandemia de Covid-19, passou o manto para Dalila Santos.

A Band’Aiyê, anfitriã da casa, recebeu Patrícia Gomes e Alobened. Além do feat, o grupo Afrocidade animou a noite.

Finalistas da 42ª Noite da Beleza Negra (Foto: André Frutuoso/Divulgação)

A noite foi recheada de homenagens, entre elas ao idealizador da Noite da Beleza Negra, Sergio Roberto, que morreu no dia 22 de janeiro. O centenário de Mãe Hilda Jitolu, líder espiritual do Ilê, foi celebrado e o herói nacional de Angola, Agostinho Neto, tema do bloco no carnaval deste ano, também foi homenageado.

Dalila Santos, finalista da 42ª Noite da Beleza Negra, em Salvador (Foto: Divulgação)
-+=
Sair da versão mobile