Daria um filme: as melhores histórias contadas no Rap

O menino do morro virou deus. O poderoso chefão, a majestade…

 Por Thiago Lucas, do RND

Os griots, são os indivíduos que tinham o compromisso de preservar e transmitir histórias, fatos históricos e os conhecimentos e as canções de seu povo na África ocidental. Pode-se dizer que os MC’s são também griots.

Você já parou para pensar em quanta história boa o Rap já contou? Sendo verídica ou fictícia com base em realidade, existem várias músicas que dariam um filme! Não estou falando daquelas histórias clichês, do garoto que nasceu pobre, virou bandido e no final da música morreu… Falo das histórias criativas, inspiradoras.

Depois de Straight Outta Compton, do filme do B.I.G. e agora com o filme do Tupac quase saindo, muita gente está pedindo um filme biográfico dos Racionais. Mas mano, imagina filmes inspirados nas músicas dos Racionais!? Seria forte candidato a ganhar um Oscar um filme de “Tô Ouvindo Alguém me Chamar“, “A Vítima” ou “O Homem na Estrada“. E “O Menino do Morro” do Facção Central ficaria mais louco do que O Poderoso Chefão, me arrisco a dizer!

Imaginação a parte, sempre foi bem presente no Rap músicas que contam histórias. Na gringa Slick Rick, Jay-Z, J.Cole, são muito bons nesse tipo de som e, no Brasil, tem uma rapaziada que não deixa a desejar. Como já citei 3 clássicos que estão entre os 5 melhores, vamos relembrar outros aqui.

A começar pelos vários personagens narrados em primeira pessoa por Ogi, em “Trindade“. E a narrativa muito bem detalhada de X Câmbio Negro em “Encarcerado“. Sensacional! “Refém da Amnésia“, do Realidade Cruel é o tipo de história que rola um suspense. “Baseados em Fatos Reais“, do Detentos do Rap… Não tem nem o que dizer…

E as histórias de amor hein!? “Deixa o Tempo Dizer“, de Marcello Gugu é uma das melhores! Ainda falando de história de amor, “O Vagabundo e a Dama“, do Orientefez um sucesso estrondoso.

Contos da Sul“, do Apocalipse 16, traz três histórias na mesma faixa.
Vou citar um som aqui que, apesar de não ser brasileiro, é cantado na nossa língua e vale muito a pena conhecer. “16/12/95“, do Sam The Kid, de Portugal, procure saber!

Viaje nas músicas mencionadas através da playlist que criamos no Spotify

 

+ sobre o tema

Documentário sobre Fela Kuti fotografado pelo professor Cleumo Segond exibido em Roterdã

“My Friend Felá”, documentário sobre o músico nigeriano Fela...

Nossa fé é antirracista, em defesa das vidas negras!

“Eu vou morrer! Eu vou morrer!” “Eu não consigo respirar!” “Ele...

Xenia França fará show no Festival Cultura Inglesa em SP

A cantora e compositora Xenia França será uma das...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

para lembrar

Poesia

BASTA! ATÉ ONTEM, SETE, EU ERA MULHER-BUNDA, “FILÉ!” Por Marcos Peixe para o Portal...

Do ruivo ao loiro, mulher negra pode aderir a todos os tons

Ser loira ou ruiva é exclusividade de um grupo...

Sem Bolt, Gatlin e Gay são os astros dos 100 m em Paris

Com derrota de Bolt para Blake nas seletivas dos...

Modelo albina combate preconceito em semana da moda africana

Na confusão de um camarim durante a Africa Fashion...
spot_imgspot_img

Viola Davis faz discurso emocionante ao ganhar honraria no Globo de Ouro

A noite deste domingo (5) ganhou mais emoção do que imaginávamos. Isso porque, durante a cerimônia do Globo de Ouro 2025, a atriz Viola...

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Olodum realiza primeira bênção do ano em Salvador

No próximo dia 7 de janeiro, a Praça das Artes, no Pelourinho, será palco da primeira bênção do ano promovida pelo Olodum. Com participação...
-+=