Daria um filme: as melhores histórias contadas no Rap

O menino do morro virou deus. O poderoso chefão, a majestade…

 Por Thiago Lucas, do RND

Os griots, são os indivíduos que tinham o compromisso de preservar e transmitir histórias, fatos históricos e os conhecimentos e as canções de seu povo na África ocidental. Pode-se dizer que os MC’s são também griots.

Você já parou para pensar em quanta história boa o Rap já contou? Sendo verídica ou fictícia com base em realidade, existem várias músicas que dariam um filme! Não estou falando daquelas histórias clichês, do garoto que nasceu pobre, virou bandido e no final da música morreu… Falo das histórias criativas, inspiradoras.

Depois de Straight Outta Compton, do filme do B.I.G. e agora com o filme do Tupac quase saindo, muita gente está pedindo um filme biográfico dos Racionais. Mas mano, imagina filmes inspirados nas músicas dos Racionais!? Seria forte candidato a ganhar um Oscar um filme de “Tô Ouvindo Alguém me Chamar“, “A Vítima” ou “O Homem na Estrada“. E “O Menino do Morro” do Facção Central ficaria mais louco do que O Poderoso Chefão, me arrisco a dizer!

Imaginação a parte, sempre foi bem presente no Rap músicas que contam histórias. Na gringa Slick Rick, Jay-Z, J.Cole, são muito bons nesse tipo de som e, no Brasil, tem uma rapaziada que não deixa a desejar. Como já citei 3 clássicos que estão entre os 5 melhores, vamos relembrar outros aqui.

A começar pelos vários personagens narrados em primeira pessoa por Ogi, em “Trindade“. E a narrativa muito bem detalhada de X Câmbio Negro em “Encarcerado“. Sensacional! “Refém da Amnésia“, do Realidade Cruel é o tipo de história que rola um suspense. “Baseados em Fatos Reais“, do Detentos do Rap… Não tem nem o que dizer…

E as histórias de amor hein!? “Deixa o Tempo Dizer“, de Marcello Gugu é uma das melhores! Ainda falando de história de amor, “O Vagabundo e a Dama“, do Orientefez um sucesso estrondoso.

Contos da Sul“, do Apocalipse 16, traz três histórias na mesma faixa.
Vou citar um som aqui que, apesar de não ser brasileiro, é cantado na nossa língua e vale muito a pena conhecer. “16/12/95“, do Sam The Kid, de Portugal, procure saber!

Viaje nas músicas mencionadas através da playlist que criamos no Spotify

 

+ sobre o tema

Jorge Aragão lança sambabook e lembra que chorou ao ouvir sua música no rádio

“O samba é minha maneira de sentar, conversar, respirar,...

Intolerância religiosa será debatida por lideranças e educadores

Nesta quarta-feira (31), o Centro de Apoio Operacional das...

para lembrar

China consolida posição nos media africanos

A China está também presente na comunicação social...

Rio dos Macacos: Deputado diz que juiz não gosta de pobre

  O deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) considerou como intransigente...

A saga brasileira de um time de futebol haitiano

Em 2010, um terremoto devastou o Haiti, matando pelo...

Indesculpável

Por: Edson Lopes Cardoso Os promotores Maurício Lopes e Marcelo...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=