Daria um filme: as melhores histórias contadas no Rap

O menino do morro virou deus. O poderoso chefão, a majestade…

 Por Thiago Lucas, do RND

Os griots, são os indivíduos que tinham o compromisso de preservar e transmitir histórias, fatos históricos e os conhecimentos e as canções de seu povo na África ocidental. Pode-se dizer que os MC’s são também griots.

Você já parou para pensar em quanta história boa o Rap já contou? Sendo verídica ou fictícia com base em realidade, existem várias músicas que dariam um filme! Não estou falando daquelas histórias clichês, do garoto que nasceu pobre, virou bandido e no final da música morreu… Falo das histórias criativas, inspiradoras.

Depois de Straight Outta Compton, do filme do B.I.G. e agora com o filme do Tupac quase saindo, muita gente está pedindo um filme biográfico dos Racionais. Mas mano, imagina filmes inspirados nas músicas dos Racionais!? Seria forte candidato a ganhar um Oscar um filme de “Tô Ouvindo Alguém me Chamar“, “A Vítima” ou “O Homem na Estrada“. E “O Menino do Morro” do Facção Central ficaria mais louco do que O Poderoso Chefão, me arrisco a dizer!

Imaginação a parte, sempre foi bem presente no Rap músicas que contam histórias. Na gringa Slick Rick, Jay-Z, J.Cole, são muito bons nesse tipo de som e, no Brasil, tem uma rapaziada que não deixa a desejar. Como já citei 3 clássicos que estão entre os 5 melhores, vamos relembrar outros aqui.

A começar pelos vários personagens narrados em primeira pessoa por Ogi, em “Trindade“. E a narrativa muito bem detalhada de X Câmbio Negro em “Encarcerado“. Sensacional! “Refém da Amnésia“, do Realidade Cruel é o tipo de história que rola um suspense. “Baseados em Fatos Reais“, do Detentos do Rap… Não tem nem o que dizer…

E as histórias de amor hein!? “Deixa o Tempo Dizer“, de Marcello Gugu é uma das melhores! Ainda falando de história de amor, “O Vagabundo e a Dama“, do Orientefez um sucesso estrondoso.

Contos da Sul“, do Apocalipse 16, traz três histórias na mesma faixa.
Vou citar um som aqui que, apesar de não ser brasileiro, é cantado na nossa língua e vale muito a pena conhecer. “16/12/95“, do Sam The Kid, de Portugal, procure saber!

Viaje nas músicas mencionadas através da playlist que criamos no Spotify

 

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão homenageia lideranças religiosas no Dia de Ogum

A deputada Leci Brandão convida para o Ato Solene...

La causa de los indignados. Indignados con causa por Juan José López Burneo

Hannah Arendt anticipo por decadas el advenimiento del...

O homem que transformou favela em potência do badminton

por Rodrigo Pinto no BBC Bad o quê? Com esta pergunta,...

Solange Knowles foi homenageada no baile de gala da Parsons

A cantora usou peças assinadas por uma marca jovem...

para lembrar

spot_imgspot_img

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...
-+=