De volta à África do Sul, Miss Universo inspira jovens mulheres negras

Zozibini Tunzi foi recebida por uma centena de fãs em Johannesburgo e falou da importância da emancipação das mulheres

Da AFP, no O Globo

Miss Universo, Zozibini Tunzi, volta à África do Sul após coroação  (Phill Magakoe / AFP)

Seu cabelo curto e crespo e seu discurso feminista causam uma boa impressão na África do Sul. Centenas de jovens fãs aplaudiram a nova Miss Universo nesta quinta-feira, em seu retorno ao país pela primeira vez depois de sua coroação. Usando brincos azuis e um vestido com estampas africanas, Zozibini Tunzi cumprimentou os fãs sorrindo do alto de um ônibus turístico que passeou pelas ruas de Joanesburgo.

— Ela aceita e até venera seus cabelos naturais. Queremos que nossas filhas façam o mesmo — explica a cabeleireira Millicent Manyike, 28 anos, que veio a admirar a jovem, coroada em dezembro nos Estados Unidos.

— É importante para nós, meninas negras, ter uma representação de nossa identidade — disse Lebogang Petje, uma estudante de 18 anos — Ela é uma verdadeira inspiração. Tenho orgulho de ver uma Miss Universo tão natural.

Após uma turnê pelos Estados Unidos e Indonésia depois de receber o título de Miss Universo, Zozibini Tunzi retornou ao seu país.

— Eu não sabia que seria a Miss Universo, porque não achava que isso seria possível para uma pessoa como eu — explicou, referindo-se à cor da sua pele e ao seu cabelo curto e crespo.

A sul-africana de 26 anos também se apresenta como uma defensora dos direitos das mulheres.

— Uma das coisas mais importantes é a emancipação das mulheres — disse Tunzi.

Sua condição de Miss Universo permite que ela “eduque as pessoas sobre a violência contra as mulheres”, disse uma de suas admiradoras nesta quinta-feira, vestida com uma camiseta com a frase “Um mundo sem estupro ou violência.”

Com a coroação de Zozibini Tunzi, “agora as meninas negras podem sonhar. Nada pode nos impedir”, acrescentou Athabile Nkatali, de 35 anos. O concurso Miss Universo “comercializa mulheres”, mas a vitória de Zozibini é “uma conquista para uma jovem negra que vem da campo”, disse.

A nova Miss Universo, originária da província de Eastern Cape, deve acompanhar o discurso anual à nação do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que acontece na noite desta quinta-feira.

— Quero ver se ele tem um programa para mulheres­ — afirmou Tunzi.

O feminicídio é um flagelo na África do Sul, um país cheio de violência. Uma mulher é assassinada a cada três horas e, todos os dias, a polícia registra 110 queixas de estupro, segundo estatísticas oficiais.

Cyril Ramaphosa recentemente comparou o nível de violência infligido às mulheres sul-africanas “com o de um país em guerra” e lançou uma campanha de mobilização nacional contra essa calamidade.

No concurso, a nova Miss Universo desfilou em um vestido no qual foram escritas mensagens de amor às mulheres, escritas por homens sul-africanos.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=