Debate sobre intelectuais negras na universidade abre o IX Artefatos da Cultura Negra

Aconteceu na noite desta quarta-feira (19) no Salão de Atos do campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA), às 19 horas, a abertura oficial do IX Artefatos da Cultura Negra. O evento contou com palestra da professora e historiadora Dra. Giovana Xavier, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

por George Wilson no Badalo

foto- george wilson

A solenidade contou com a presença da professora Valéria Carvalho, representando o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), a professora Cícera Nunes, do Departamento de Educação da URCA, do coordenador de políticas culturais da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Gustavo Ramos, e da Pró-reitora de Extensão da URCA, professora Arlene Pessoa.

“Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história” 

Giovana Xavier

foto- george wilson

Com o tema “Intelectuais Negras: Escritas de si, cultura escolar e disputa de narrativas na academia”, Giovana explanou sobre o lugar de fala da mulher negra na vida acadêmica e nas oportunidades que o meio permite o debate sobre a produção de conhecimento e a ciência pela qual se insere a atuação da população negra.

Em entrevista ao Badalo, ela falou um pouco mais sobre a experiência no evento. “É uma sensação maravilhosa mostrar que a gente, como mulher negra, está em movimento, em todos os espaços. É fundamental tê-las na academia, pois de fato temos um conjunto de saberes que contribui muito para a história de um Brasil mais democrático. A gente que está aqui na universidade, temos que estar mais e mais”, explicou a palestrante.

“O que tenho a dizer a comunidade feminina acadêmica é para que a gente possa continuar habitando estes espaços, pois uma das nossas caracterizaras é o movimento para transformar e fortalecer o lugar em que estamos. Que tenhamos a sabedoria e a leveza de inspirar umas as outras. Saber que mulheres como as professoras Cícera e Renata estão aqui no Cariri produzindo este evento, é incrível e só tenho a agradecer”, falou Giovana.

O evento também contou a apresentação cultural de grupos de tradição popular africano, além de uma Feira do Livro, realizada nesta edição com foco em publicações sobre estudos em população negra e temáticas que abordam o evento.

Cultura negra é debatida durante todo o evento

foto- george wilson

Mostras de cinema, música, livros, exposição de arte, formação e muitas outras atividades estão contidas na IX edição do Artefatos da Cultura Negra. O evento ocorre nos campiCrato da URCA e em Juazeiro do Norte na Universidade Federal do Cariri (UFCA) de 18 até o dia 22 de setembro, com debates sorbe a cultura negra na região do Cariri.

O evento é organizado pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Universidade Regional do Cariri, Universidade Federal do Cariri e apoiado por diversas instituições e movimentos populares. O Artefatos traz os mais diversos temas que englobam a cultura negra através de formadores de diversos lugares do mundo desde o Cariri, passando por Cuba até países africanos.

A representante Grunec, Valéria Carvalho, destacou a relevância que o projeto tem para o país, se configurando como um dos principais eventos do gênero no Brasil. “A intenção é a formação de professores para a nossa cultura e esse ano, mais que nunca temos representatividade de diversos estado que vieram participar do Artefatos”, disse. Valéria diz ainda que nessa edição o público está superando o volume de visitantes das edições anteriores.

foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson
foto- george wilson

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

Nova Zelândia oferece bolsas de estudo para cursos de pós e mestrado

Está pesquisando ofertas de bolsas de estudos no exterior?...

“Movimentos em movimento: quem somos e onde estamos?”

A Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Faculdade Latino...

Il duce

Em 1966, eu fazia o curso de admissão. Para...

Jornalista Etiene Martins cria canal para falar sobre literatura negra

A jornalista e publicitária Etiene Martins, inaugura  canal para...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=