Defesa de réus de chacina tenta desacreditar mães de vítimas, diz defensora

Enviado por / FonteUOL, por Marcelo Oliveira

A defesa do ex-policial militar Victor Cristilder e do guarda civil municipal de Barueri Sergio Manhanhã juntou ao processo um vídeo e 122 páginas de prints de postagens publicadas em uma rede social pela líder das mães das vítimas da chacina de Osasco e Barueri, a aposentada Zilda Maria de Paula, 67.

Para a defensora pública Maíra Coraci, que atua como assistente de acusação e defende os interesses das mães das vítimas no processo, a defesa dos réus tenta desqualificar o testemunho de Zilda no novo júri da chacina, ocorrida em agosto de 2015, que está em andamento nesta semana no Fórum de Osasco.

“Os advogados estão tentando desacreditar a dona Zilda por ela ter apoio das Mães de Maio, organização que ele tenta desqualificar ao usar no processo um vídeo antigo em que uma promotora acusa sem provas o movimento de ligação com o tráfico de drogas”, disse a defensora ao UOL.

O Mães de Maio é um movimento que reúne as mães das mais de 500 vítimas dos “crimes de maio” assassinatos praticados pelo PCC contra agentes de Estado e por agentes de Estado contra civis como revide às mortes de policiais e bombeiros após atentados da facção criminosa em maio de 2006.

Aposentada criou movimento pela memória e justiça para vítimas da chacina

Dona Zilda, como é conhecida a aposentada, é mãe de Fernando de Paula, morto aos 34 anos, no bar do Juvenal, em Osasco, local que concentrou a maior quantidade de vítimas fatais da chacina.

Fernando era seu único filho, e Zilda reuniu as mães de vítimas do bairro Munhoz Júnior, e através de mobilização social e apoio de outras entidades, como a Geledés e o movimento Mães de Maio, ela busca por justiça e pela memória das vítimas da chacina com outras mães, viúvas e filhos dos 17 mortos e 7 sobreviventes da chacina de Osasco e Barueri.

As 122 páginas de prints de postagens de Zilda no Facebook e o vídeo integram 20 mil páginas de documentos que foram juntadas pela defesa dos réus desde que Cristilder foi absolvido em outro júri, em Carapicuíba. Os posts mostram Zilda com jornalistas, pedindo o apoio de autoridades participando de atos. Numa foto (abaixo), ela está com a bandeira das Mães de Maio.

O advogado João Carlos Campanini, que defende Cristilder e Manhanhã, confirmou ao UOL que inseriu as postagens no processo, mas disse que só comentará por que adotou essa estratégia após os debates entre acusação e defesa.

Para a defensora, o advogado dos réus constrangeu Zilda em plenário e tentou desestabilizá-la ao usar os posts do Facebook quando ela deu seu depoimento aos jurados.

Postagem de Zilda Maria de Paula, líder das mães de Osasco e Barueri, utilizada pela defesa de Cristilder e Manhanhã no julgamento
Imagem: Reprodução

“Só de ter entrado no Facebook dela e tê-la constrangido na frente dos jurados foi muito triste, de fazer pouco de tudo que ela passou, menosprezando a luta dela e deixei isso claro pros jurados durante o depoimento da dona Zilda”, afirmou a defensora.

Zilda disse que, independentemente do resultado do júri, ela vai manter a luta das mães das vítimas da chacina.

“Eu fui espremida [pelo advogado] lá dentro, mas faz parte. Nós lutamos com nossas armas e eles com as deles”, afirmou ao UOL após prestar seu depoimento na terça-feira (24).

Ela contou que chorou no depoimento, mas por ter revivido a chacina. “A gente revive tudo, foi como se estivesse vendo de novo o corpo do meu filho ali no bar”, disse. “Somos apenas um pequeno grupo de mães e testemunhas. Nossa expectativa é por justiça, por todo esse sangue derramado”, afirmou

Réus são interrogados no quarto dia do julgamento em Osasco

O terceiro júri da chacina de Osasco é resultado de um recurso de Cristilder e Manhanhã contra suas condenações pelo crime, nos júris anteriores, em 2018 e 2017, respectivamente. O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que, em parte, os jurados decidiram de forma contrária aos autos, anulou a condenação de ambos e provocou a realização do novo júri, que começou na última segunda.

Em 2018, Cristilder recebeu uma pena de 119 anos. Em 2017, Manhanhã foi condenado a 110 anos de prisão.

O ex-policial Victor Cristilder, sentado, de muletas, aguarda para ser interrogado no Fórum de Osasco. Ao centro, sentado, o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira; de pé, seus defensores
Imagem: Divulgação/Tribunal de Justiça de São Paulo

Hoje é o quarto dia de julgamento, que começou com o interrogatório do ex-PM Cristilder, expulso da corporação em 2019. Em seguida será a vez de Manhanhã. O ex-PM foi interrogado por quase três horas, das 10h30 às 13h25. Às 14h15 começou o interrogatório de Manhanhã, que terminou às 16h55.

Após os interrogatórios, o júri entrou na fase de debates, que começou as 17h30. Somadas, as falas de acusação e defesa pode durar até 5h. Após a primeira fala, existe a possibilidade de réplica e tréplica.

Concluídos os debates, o conselho de sentença (jurados) se reunirá para votar os quesitos e apresentar o veredito à juíza, que divulga o resultado e calcula a pena, em caso de condenação. A previsão é que o veredito seja conhecido somente amanhã (26).

A entrada da imprensa no julgamento foi vetada pela juíza Élia Kinosita, que preside o júri, sob a alegação da pandemia de covid-19.

 

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

Comunidade protesta contra chacina no Cabula, em Salvador. PM intimida

Manifestantes de movimentos sociais e moradores da comunidade caminharam...

Mesmo com ADPF das Favelas, Rio registra 61 chacinas em 2021, aponta relatório

Apesar de uma decisão de agosto de 2020 do STF (Supremo...

Chacina de Campinas: nós, homens, precisamos discutir nossa masculinidade

Não chamem de tragédia, apenas. Foi uma tragédia, mas...
spot_imgspot_img

Entidades denunciam execuções, invasões ilegais de casas e abusos durante operação da PM na Baixada Santista

Entidades de defesa dos direitos humanos e institutos ligados à segurança pública entregaram na noite desta segunda-feira (26), ao procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, um...

Esperança de justiça une mães de vítimas da violência policial no Rio

A longa espera por justiça é uma realidade presente entre as mães de vítimas da violência policial do Rio de Janeiro. Deise Silva de...

SP: região metropolitana registrou mais de 820 chacinas em 40 anos

A cada ano, pelo menos 20 chacinas ou ocorrências em que são registradas três ou mais mortes são praticadas na região metropolitana de São...
-+=