EUA: agentes que asfixiaram homem negro nem serão julgados

Enviado por / FonteDW

A Justiça americana eximiu nesta terça-feira (23/02) a polícia de responsabilidade no caso de Daniel Prude, um homem negro que morreu uma semana depois de ser detido de forma violenta e perder a consciência em Rochester, no estado de Nova York.

A prisão ocorreu em março passado, mas as imagens da detenção vieram a público apenas em setembro, gerando uma onda de protestos no estado de Nova York.

Prude, de 41 anos, sofria de problemas de saúde mental. Ele visitava o irmão em março quando aparentemente teve um surto psicótico. Ele correu pela rua pelado e foi algemado pelos policiais.

Em seguida, os policiais colocaram um capuz especial em sua cabeça, um dispositivo conhecido como spit hood e usado para evitar que os detidos cuspam ou mordam. Na época, o estado de Nova York estava no estágio inicial da epidemia de coronavírus

O vídeo mostra um dos policiais segurando o capuz na cabeça de Prude com as duas mãos antes de ele desmaiar. O jovem estava desarmado, e morreu uma semana depois sem nunca ter recuperado a consciência.

A decisão de não indiciar os policiais envolvidos na detenção foi tomada por júri popular. Na Justiça americana, é comum que promotores levem evidências de um caso ao júri antes de iniciar um julgamento.

“Estou extremamente decepcionada”, disse a procuradora-geral do estado Letitia James, enquanto explicava que os jurados têm a palavra final no caso. “Buscamos um resultado diferente daquele que o grande júri nos entregou hoje.”

Polícia tentou ocultar circunstâncias da morte

O médico legista considerou a morte de Prude um homicídio devido a “complicações de asfixia no estabelecimento de contenção física”. Mas durante meses relatórios policiais mostraram a causa do óbito como overdose.

Arquivos oficiais mostraram ainda que o Departamento de Polícia de Rochester tentou ocultar as circunstâncias da morte de Prude. Após o caso, o comandante da polícia foi dispensado.

Ao todo, o grande júri livrou sete agentes envolvidos na morte de Prude: Josiah Harris, Francisco Santiago, Paul Ricotta, Andrew Specksgoor, Mark Vaughn, Troy Taladay e Michael Magri.

A morte de Prude ocorreu dois meses antes da de George Floyd, outro cidadão negro morto enquanto estava sob custódia da polícia. O caso Floyd, em Minneapolis, alavancou massivos protestos contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos e em outros cantos do mundo.

 

Fonte: DW

+ sobre o tema

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

para lembrar

E se os mortos da Maré fossem do Leblon? – Mário Magalhães

Foi nesta semana, mas, a considerar o noticiário,...

Pinheirinho: 13 policiais da Rota são indiciados por estupro e tortura

Policias são acusados de cometerem os crimes durante a...

“Vai enterrar, a família vai sofrer e já era”

Três homens são baleados e dois morrem na madrugada...

Quatro PMs são condenados pela morte do menino Juan no Rio

Os quatro policiais militares do 20º Batalhão de Mesquita...
spot_imgspot_img

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...

Mercado imobiliário dos EUA revela piora na desigualdade racial em uma década; entenda

Sharan White-Jenkins é uma mulher negra, proprietária de um imóvel no Queens, na cidade de Nova York. Seus avós também eram donos da própria casa,...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...
-+=