CASO UNIBAN: Delegacia da Mulher ouve estudantes que protegeram aluna humilhada na Uniban

Fonte: G1

Elas são testemunhas no inquérito criminal que apura sete crimes.
Advogado requisitou imagens de segurança para apurar caso.

 

A Delegacia de Defesa da Mulher de São Bernardo do Campo, no ABC, deverá começar a ouvir nesta segunda-feira (16) as cinco estudantes da Uniban que ajudaram a colega Geisy Arruda durante o tumulto ocorrido em 22 de outubro, quando ela foi hostilizada pelos colegas por estar com um minivestido. O inquérito criminal foi instaurado a pedido dos advogados de Geisy, insatisfeitos com a sindicância realizada pela universidade.

 

A polícia apura a ocorrência de sete crimes contra Geisy: injúria, difamação, ameaça, constrangimento ilegal, cárcere privado, incitação ao crime e ato obsceno. O advogado criminalista João Ibaixe, que defende Geisy, afirma que pelo menos três das testemunhas podem ser também vítimas.

 

O advogado João Ibaixe disse que o inquérito não representa ameaça contra os possíveis autores. “Somos bastante cautelosos. Queremos apenas que os fatos sejam apurados. São estudantes, não são criminosos habituais. A punição para eles não deve ser cadeia, mas ressocialização”, afirmou.

De acordo com o advogado, as meninas que protegeram Geisy na saída do banheiro e dentro da sala de aula foram agredidas com ameaças verbais, cárcere privado e constrangimento ilegal. Quando tentaram proteger a amiga da multidão, pelo menos uma delas foi tocada sob as pernas por alunos que tentavam fotografar com celular as partes íntimas de Geisy.

A defesa de Geisy requisitou imagens de segurança da universidade e vai solicitar videos divulgados pela imprensa. Também entrou em contato com o fabricante do vestido usado por Geisy no dia do tumulto para mostrar em que circunstâncias esse modelo de roupa é usado, por quantas mulheres e sob quais finalidades.

 


Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...