Obama na China: economia, segurança e, claro, direitos humanos

Fonte: Último Segundo –

Desde que Richard Nixon abriu as portas para a China em 1972, todos os presidentes americanos enfrentam um malabarismo político com o país.

 

Para o presidente Barack Obama, que desembarcou na China no domingo, o desafio é ainda mais difícil e urgente. Ele precisa da ajuda de Pequim para resolver inúmeros problemas imensamente importantes e extremamente difíceis, incluindo a estabilização do sistema financeiro global, o controle do aquecimento global, o asfastamento da Coreia do Norte de seu programa de armas nucleares e a garantia de que o Irã não construirá bombas.

Para fazer isso,  ele precisa encorajar a China a adotar um papel internacional ainda mais forte – mas também restringir alguns de seus instintos mais sombrios, incluindo os maus tratos de seus próprios cidadãos, sua relação nada saudável com países como o Sudão e sua tendência a tiranizar seus vizinhos.

Obama já reconheceu a crescente influência da China (e de outras economias de rápido crescimento) quando transformou o G20 no principal foro para assuntos econômicos globais – no lugar do G8. Esperamos que isso resulte em um comportamento mais responsável por parte de Pequim.

Ainda em busca de uma área de concordância, Obama tem muito trabalho adiante. Ainda que os dois países tenham estabelecido enormes pacotes de estímulo, profundas tensões continuam presentes a respeito da taxa de câmbio da China.

Em relação à segurança, a China se juntou à América e outras grandes potências impondo sanções mais duras à Coreia Norte por causa de seu programa nuclear. Mas o país ainda é o principal benfeitor econômico de Pyongyang e demostrou vontade de explorar brechas nas sanções.

Pequim também evidencia preocupação a respeito do programa nuclear do Irã. Mas parece mais interessada em suas próprias necessidades energéticas vorazes e na capacidade do país em satisfazê-las. Obama terá que trabalhar mais para persuadir a China sobre os perigos internacionais, e da necessidade de duras sanções das Nações Unidas para restringir os apetites nucleares de Teerã e Pyongyang.

A China mantém elos íntimos com o Paquistão há muito tempo. Esperamos que Obama peça ao presidente Hu Jintao que ofereça maior assistência econômica a Islamabad e pressione seus líderes para que continuem combatendo a insurreição Taleban.

Ainda que as relações entre China e Taiwan tenham melhorado, Obama ainda deve pressionar Pequim para que desative centenas de mísseis apontados contra a ilha.

Alguns ativistas temem que a gestão Obama também tem se mantido em silêncio diante dos direitos humanos abismais da China. Obama adiou uma reunião com a Dalai Lama até depois desta cúpula. Mas tentar uma postura de menor confronto, por enquanto, não é irracional.

O sucesso da China como uma superpotência moderna não está garantido. A escassez de empregos e o descontentamento dos trabalhadores representam um enorme  desafio, bem como os movimentos separatistas no Tibete e Xinjiang.

Obama precisa encontrar uma maneira sútil de lembrar seus anfitriões dessas vulnerabilidades – e do fato que elas são melhor negociadas com franqueza política, ao invés de  mais repressão. Uma China que respeite seu próprio povo e seus vizinhos seria mais estável, economicamente mais forte, teria mais influência internacional e seria um parceiro muito melhor para os americanos.

MAtéria original

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

PUC com Haddad: Por uma SP onde os direitos sociais sejam objetivo concreto

Manifesto PUC COM HADDAD A PUC DE SÃO PAULO...

Negacionismo científico: a produção política e cultural de desinformação

Antes restrito a grupos articulados em torno de interesses...

Depois das alvíssaras da Maria Clara, que venha 2010!

É difícil não se contagiar com a iminência de...

E o melhor deputado em 2012 é… Jean Wyllys

Deputado fluminense é eleito pelos internautas como o que...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=