DEM: Avariada, sigla perde influência e decresce após escândalo no DF

Por: BRENO COSTA

 

Além das turbulências na relação com o PSDB, o DEM também terá de lidar, nas eleições deste ano, com avarias em suas próprias engrenagens. O partido deverá ter candidato próprio em apenas quatro Estados. Em outros sete não deve concorrer nem mesmo para o Senado.

 

O escândalo do mensalão no Distrito Federal, que culminou na prisão e renúncia de José Roberto Arruda, único governador do partido eleito em 2006, levou o Democratas a perder influência na definição das coligações. O partido defende-se dizendo que expurgou Arruda de seus quadros com rapidez.

Numa tentativa de repaginação, mudou-se até o nome do partido, que até 2007 chamava-se PFL e era posicionado no espectro político como um partido de direita.

Na presidência da legenda, Jorge Bornhausen, 72, passou o cetro para Rodrigo Maia, que completa 40 anos na mesma data em que José Serra será oficializado candidato a presidente da República, no próximo dia 12.

“Nós somos um partido de centro moderno. O PSDB é uma esquerda moderna, e o PT é populismo”, classifica o deputado José Carlos Aleluia (BA), designado como o homem do DEM na elaboração do programa de governo do candidato tucano.

Até o momento, o partido não entregou ao DEM uma proposta fechada de plataformas para um eventual governo Serra. O PPS, também fechado na coligação, já fez o gesto. Propôs até a adoção do parlamentarismo no país.

A ideia que mais chamou a atenção do PSDB até agora foi a de criar políticas públicas prioritárias para crianças entre 0 e 3 anos. Mas não há nada muito elaborado nesse sentido ainda. E a última palavra será de Serra.

Esse estilo centralizador e reservado do tucano também contribui para a afonia do DEM nas definições do rumo da campanha. Hoje, basicamente, apenas dois democratas podem ser chamados de “interlocutores” de Serra: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o próprio Jorge Bornhausen.

 

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...