Demetrio racista aqui só tem cotista! A manifestação do alunos no FLICA

Enviado para o Portal Geledes por – Angela Figueiredo – Professora Adjunta UFRB

DEMETRIO RACISTA AQUI SÓ TEM COTISTA!  Foi a palavra de ordem que entoou a manifestação de estudantes e membros da comunidade de Cachoeira contra a presença de Demetrio Mangnoli, convidado da Feira Literária Internacional de Cachoeira – FLICA para falar na mesa “ Donos da terra? Os neoíndios, velhos bons selvagens, no dia 26 de outubro.

Aturdido! Grande parte da platéia não entendia que aquele protesto era contra a posição política do convidado contrário ao estabelecimento do sistema de COTAS.  Os estudantes enfáticos contrários a posição política do palestrante  solicitavam  que a mesa fosse destituída, e imediatamente formada uma outra mesa para debater o sistema de Cotas, o que a coordenação do evento rejeitou.  O público esperava apenas que a cidade de Cachoeira fosse um cenário, composto por belas casas coloniais adicionado à belíssima vista do rio Paraguaçu para um evento literário.

As cotas permitiram o acesso de bons estudantes excluídos por um sistema universalista que esconde as desigualdades. Sem o sistema de cotas, teríamos perdido bons estudantes: competentes, comprometidos com a formação acadêmica, e reivindicando uma posicionalidade de quem fala, reafirmando quem SÃO. “ESTAMOS AQUI POR QUE TEM COTAS!”, asseguravam os estudantes. Essa declaração não esconde o benefício propiciado por uma política pública de combate à desigualdade no acesso à educação, do mesmo modo afirmam que OS TEMPOS MUDARAM. Queremos um país justo. Somos um Quilombo! Eles não querem mais educação para se tornar um assimilado, para usar uma categoria colonial. Eles querem acesso à educação para reverter às históricas desigualdades que assolam o nosso país. Os nossos estudantes estão comprometidos com a comunidade.

Com palavras de ordem e dispostos a ocuparem o espaço do evento, os  nossos estudantes permaneceram no local buscando interferir no cenário político da FLICA. Demetrio é RACISTA, diziam eles, do mesmo modo afirmavam que só sairiam do espaço com a certeza de que a FLICA não  realizaria a mesa marcada para as 20 h. Eles também insistiam que a FLICA precisava dialogar com vistas a incluir a comunidade no evento não apenas na função de segurança e para distribuição de folhetos, pois, a cidade de Cachoeira conta com intelectuais reconhecidos nacionalmente. A platéia branca, ou quase branca dizia, nós queremos democracia. Mas, existe democracia sem o direito da fala daqueles que se sentem subjugados?

 Chamaram a polícia? Dizia uma das pessoas do público. A polícia chegou?  Todos esperavam o reestabelecimento da “ordem”.  A polícia chegou, os estudantes diziam: “prendam ele, porque ele é racista! E racismo é crime!”.

No pleno exercício de democracia brasileira, o sistema de cotas demonstra que não existe cidadania plena sem o direito à diversidade, à participação e à fala daqueles que foram historicamente excluídos. O dia de hoje demonstra que a cidadania no Brasil precisa ser conquistada e exercida.

Parabéns aos nossos estudantes que tiveram a coragem e a iniciativa de se organizar em torno de mais um protesto púbico, político em busca da democracia inclusiva.

 

Kabengele Munanga responde a Demétrio Magnoli

O Movimento Negro e jornalistas repudiam o senador Demóstenes Torres e Demétrio Magnoli

Racismo institucionalizado no Brasil de Vargas

 

 

+ sobre o tema

Eric Reid diz que continuará com acusação de conspiração contra NFL

Safety do Carolina Panthers manterá ação contra liga por...

Inocente preso por engano há um ano deixa a cadeia

Hércules Menezes foi detido por estar na lista de...

Boris Casoy vai ter um troço: Dilma samba com gari no sambódromo do Rio

A ministra Dilma Rousseff esteve ontem no sambódromo do Rio de...

Reflexão sobre o racismo

Depois da grande mobilização do #somostodosmaju o que mudou,...

para lembrar

Cem entidades pedem que governo aceite missão da ONU para avaliar racismo

Numa carta enviada ao ministro das Relações Exteriores, Carlos...

Tom Cruise devolve troféus após escândalo de racismo no Globo de Ouro

Diante do escândalo de racismo envolvendo o Globo de Ouro,...

Câmara do Rio aprova cotas raciais para cargos de confiança

Texto especifica que 10% das vagas sejam para negras...
spot_imgspot_img

Eu nunca perco

Eu demorei pra entender um determinado incômodo que me tomou da cabeça aos pés na semana passada. Havia um outro sentimento junto, o da...

Mais da metade dos professores já presenciou casos de racismo em sala de aula

Desde o início do ano, quando começou a estudar em uma escola particular de Guarujá, a filha de Michael de Jesus, de 4 anos, contou...

Educação antirracista e o papel do Estado e do terceiro setor

A raça não é apenas uma determinante do modo como os indivíduos são percebidos ou tratados. Não se trata só de preconceitos, sejam eles óbvios, sejam...
-+=