Demora e busca por crianças brancas e de pouca idade emperram adoções

O equivalente a 75% das 5 mil crianças e adolescentes que estão na fila de adoção têm entre 10 e 17 anos. Apenas 1,31% dos candidatos estão dispostos a aceitar menores que pertencem a essa faixa etária.

(1’42” / 401 Kb) – Apenas 15% das crianças internadas em abrigos estão aptas para adoção. Reportagem da Agência Brasil destaca que a busca pelas famílias e as tentativas de reinserir a criança no seu lar de origem podem levar anos. A Lei Nacional da Adoção obriga o Estado a esgotar todas as possibilidades de reintegração com a família natural antes de a guarda ser concedida a pais adotivos.

As exigências impostas pelos candidatos também dificultam o processo de adoção. Ainda de acordo com a reportagem, a maior parte dos pretendentes procura crianças pequenas, da cor branca e sem irmãos. Conforme dados do Cadastro Nacional de Adoção, 35% dos pretendentes aceitam apenas crianças brancas e 59% estabelecem um teto de três anos de idade.

O equivalente a 75% das 5 mil crianças e adolescentes que estão na fila de adoção têm entre 10 e 17 anos. Apenas 1,31% dos candidatos estão dispostos a aceitar menores que pertencem a essa faixa etária.

Estimativas do governo federal indicam a existência de mais de 2 mil instituições de acolhimento em todo o país. O tempo máximo de permanência em um abrigo é de dois anos, mas raramente esse critério é respeitado.

A violação de direitos da infância e juventude representa mais de 84% do total de 97 mil denúncias registradas pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100, em 2011.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

 

 

Fonte: Radio Agêncianp

+ sobre o tema

Em novo ataque, John Galliano é filmado dizendo “amo Hitler”

  O estilista britânico, John Galliano, suspenso na semana passada...

Taxista simula assalto e passageiros são agredidos por policiais

Sucessão de equívocos ocorreu após show no Pelourinho Um taxista,...

Precisamos de doses cavalares de discernimento

O país está em suspense por conta de nossa...

A pesquisadora que foi expulsa da Espanha

  Acho que muitos de vocês sabiam que eu estava...

para lembrar

A marcha da esperança

Quando estava me preparando para escrever esta coluna de...

Pobreza e racismo da polícia explicam confrontos na Suécia

Os confrontos violentos que há seis dias abalam a...

Santos confirma exclusão de conselheiro após ofensa racista

Em áudio, Adilson Durante Filho disse que 'mulato é...

O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

A semana de sofrimento e morte promovida em Manaus...
spot_imgspot_img

Nem a tragédia está imune ao racismo

Uma das marcas do Brasil já foi cantada de diferentes formas, mas ficou muito conhecida pelo verso de Jorge Ben: "um país tropical, abençoado...

Futuro está em construção no Rio Grande do Sul

Não é demais repetir nem insistir. A tragédia socioclimática que colapsou o Rio Grande do Sul é inédita em intensidade, tamanho, duração. Nunca, de...

Kelly Rowland abre motivo de discussão com segurança em Cannes: ‘Tenho limites’

Kelly Rowland falou à imprensa sobre a discussão que teve com uma segurança no tapete vermelho do Festival de Cannes durante essa semana. A cantora compartilhou seu...
-+=