Denúncias de discriminação crescem 66% no estado de SP

Entre janeiro e dezembro de 2021, 650 denúncias de discriminação foram registradas pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo. Denúncias envolvem discriminação racial, intolerância religiosa, orientação sexual, identidade de gênero e HIV/Aids.

O número de denúncias de discriminação registrado pela Ouvidoria da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo disparou em 2021 na comparação com os dois anos anteriores. Entre 2020 e o ano passado, houve um aumento de 66% nesse indicador, de 391 para 650 relatos contabilizados. É o que apontam dados exclusivos obtidos pela GloboNews.

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania, em 2019, foram registradas 167 denúncias. Segundo a secretaria, o aumento significativo dessas denúncias está relacionado a vários fatores.

“O mais relevante são as campanhas educativas, de disseminação dos canais e formas de denúncia, convênios com municípios, lançamento de cartilhas, eventos, lives, palestras, capacitações promovidas pelas diferentes coordenações e programas da Secretaria da Justiça e Cidadania e que estão nesse sentido de estimular a população a denunciar”, informou a pasta, em nota.

“O fato do Governo do Estado de São Paulo ter leis administrativas e ouvidoria a respeito também contribui para a ampliação das denúncias, pois, a criação do aparato de recepção e resposta enxerga uma demanda represada e antiga da sociedade discriminada.”

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, a tendência é que esse número continue aumentado. Isto porque há, na avaliação dele, uma demanda ainda reprimida acerca desses registros e, com o passar do tempo, mais pessoas passam a tomar conhecimento da existência dos canais de denúncia da Ouvidoria do órgão.

“Se nós continuarmos com essa demanda reprimida, essa porcentagem que a gente chama cinzenta de casos, de discriminação, que não são investigados, que não são punidos porque não serão de conhecimento das autoridades públicas, nós continuaremos tendo mais e mais casos de discriminação. É muito importante que, para que nós possamos combater esse tipo de comportamento, nós tenhamos esses processos abertos”, diz Costa.

Tipos de discriminação

As denúncias à Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania podem ser feitas por telefone, por e-mail e também pelas páginas nas redes sociais da Pasta.

Elas são registradas em quatro diferentes classificações: (1) racial, (2) intolerância religiosa, (3) orientação sexual e/ou identidade de gênero e (4) HIV/Aids.

Ao receber cada denúncia, a Secretaria, em um primeiro momento, faz uma mediação entre as partes para que a situação possa ser resolvida sem a necessidade de um processo administrativo.

Não havendo acordo, é aberto um processo administrativo, que pode resultar em uma série de diferentes penalidades, desde a advertência até uma multa, que pode chegar a R$ 100 mil. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ser alvo desses processos administrativos instaurados pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

Por que trabalhar com Literatura Negra em sala de aula?

Apesar da implementação da Lei 10.639/2003 que diz respeito...

Goiano passa em seis vestibulares de medicina em instituições públicas

'Nunca pensei em desistir', diz jovem após quatro anos...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=