Fala racista e homofóbica de pastora é mais uma dos ‘pregadores de ódio’

Enviado por / FontePor Nina Lemos, de Universa

“É um absurdo pessoas cristãs levantando bandeiras políticas, bandeiras de pessoas pretas, pessoas de LGBTI, sei lá quantos símbolos têm isso aí. Mas é uma vergonha. Para de ficar postando coisas de preto, de gay, pare!”

Essas frases absurdas e criminosas foram proferidas por uma pastora. O vídeo onde a pastora Kakau Cordeiro, da Igreja evangélica Sara Nossa Terra, faz esse discurso de ódio viralizou nas redes sociais e tem causado uma justa repulsa. Sim, uma mulher evangélica em posição de liderança “pregou” essas palavras em alto e bom som para os seus fiéis.

O que seria “postar coisa de preto?” (essa frase é tão racista que dói escrevê-la). Será que ela quis dizer conteúdo contra o racismo? Isso seria errado, pouco cristão? Bem, ser racista é que não é cristão, certo? Onde foram parar aquelas palavras de “amai uns aos outros”?

E o que seria “coisa de gay?” Conteúdos que falam sobre o amor entre duas pessoas do mesmo sexo?

Muitas igrejas, infelizmente, ainda consideram que a homossexualidade é pecado. Mas a pastora foi longe demais até para esses padrões. Existe alguma igreja que proíba os seus fiéis de “postar coisa de gay?” Espero, sinceramente, que não.

A pastora, com seu fanatismo e sua falta de amor, prejudica os evangélicos quando fala essas coisas, já que, óbvio, a maioria dos fiéis não pensa dessa forma. Muitos evangélicos, inclusive, são negros e gays.

Ser intolerante e pregar o ódio não é privilégio da igreja evangélica

Há “pregadores de ódio” no comando de templos de quase todas as religiões. Para citar um exemplo recente: em junho, um padre da Paróquia de Tapurah, em Mato Grosso, publicou um sermão nas redes sociais onde atacava o repórter Erick Rianelli, da TV Globo. Motivo: por ocasião do Dia dos Namorados, Erick se declarou ao vivo para o marido. A mensagem de amor dele foi linda e singela. Mas, para o padre Paulo Antonio Müller, foi “uma falta de respeito para com Deus”. O padre disse ainda que “o casamento era uma coisa bonita e digna e que o sentimento de amor é entre homem e mulher”. E, para completar, chamou o repórter de “viado”, de forma ofensiva.

O que está acontecendo com essas pessoas? Eles esqueceram a posição de autoridade que têm?

Líderes religiosos são pessoas que deveriam orientar suas comunidades com serenidade, acolher. Pelo menos, é isso o que a gente aprende na escola (e sei do que estou falando, estudei em colégio de freira). Padres e pastores não podem ser “haters” de redes sociais, aquelas pessoas que postam (usando o linguajar da pastora, que parece muito preocupada com redes sociais) mensagens de ódio.

Líderes religiosos são pessoas que deveriam orientar suas comunidades com serenidade, acolher. Pelo menos, é isso o que a gente aprende na escola (e sei do que estou falando, estudei em colégio de freira). Padres e pastores não podem ser “haters” de redes sociais, aquelas pessoas que postam (usando o linguajar da pastora, que parece muito preocupada com redes sociais) mensagens de ódio.

No caso dos haters da internet, a gente pode, pelo menos, reportar para as redes sociais que o usuário está usando discurso de ódio e pedir que eles sejam suspensos. O que fazer quando o “troll” (termo usado nas rede para designar pessoas que perseguem as outras e provocam) é uma pastora ou um padre?

Bem, como dizem por aí, “a lei é para todos”. Se eles não têm responsabilidade com suas comunidades, que sejam punidos pela lei.

No caso da pastora, ela vai ter que se entender com a justiça dos homens mesmo. A polícia civil de Nova Friburgo abriu um processo contra ela e, segundo o delegado responsável pelo caso, suas declarações foram claramente homofóbicas e racistas, crimes que podem ser punidos com cadeia. Ela até se desculpou, com um comunicado onde diz “meu pastor é negro!” (aquele papo de “até tenho amigos negros).

Não adianta, pastora, a senhora cometeu crimes e discurso de ódio “não pode postar” mesmo.

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Candomblecista da Vila Autódromo Descreve o Terror do Processo de Remoção

Moradora removida da Vila Autódromo, Heloisa Helena Costa Berto,...

para lembrar

Jovem é preso por racismo a Fabrice Muamba

O caso do ataque cardíaco de Fabrice Muamba, jogador...

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

EUA: Zimmerman detido e acusado de homicídio de Trayvon Martin

Homem que diz ter agido em legítima de defesa...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=