Depois de sexualidade, Masp se volta à questão negra

Assunto foi escolhido por 2018 marcar os 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão

Da Veja 

Maria Auxiliadora da Silva, Velório da noiva, 1974 (MASP/Divulgação)

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) anunciou nesta quarta-feira a sua programação para 2018. Como nos anos anteriores, quando elegeu um eixo temático a ser seguido pelas exposições, em 2018 a instituição terá um único assunto que permeará suas mostras: as narrativas afro-atlânticas, como define a instituição. O tema foi escolhido por 2018 marcar os 130 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão.

(MASP/Divulgação)

As exposições tratarão não apenas da escravização de negros, mas também das trocas culturais e artísticas entre os povos africanos e os americanos. Por enquanto, nove mostras estão confirmadas, entre individuais e coletivas, de nomes como AleijadinhoEmanoel Araújo e Rubem Valentim.

Em março, abrem as exposições solo de Aleijadinho e Maria Auxiliadora da Silva. Em abril, é a vez de Emanoel Araújo. Em agosto, acontecem as individuais de Melvin Edwards e Rubem Valentim. Em novembro, as de Sonia Gomes e Pedro Figari. Em dezembro, a de Lucia Laguna.

Além disso, para junho, o Masp programa uma grande exposição coletiva intitulada Histórias Afro-Atlânticas, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, que reunirá obras produzidas entre os séculos XVI e XXI que tratam do fluxo entre África, Américas, o Caribe e a Europa.

(MASP/Divulgação)

O museu confirmou também que a mostra individual de Basquiat, que deveria abrir em março, foi cancelada, já que o Centro Cultural Banco do Brasil decidiu abrir outra exposição do mesmo artista em janeiro, também em São Paulo. “Apesar de Basquiat Afro-Atlântico ter sido concebida em 2016 e já contar com a confirmação de importantes empréstimos de grandes instituições internacionais, acreditamos que a realização de duas exposições do mesmo artista, que demandam alto investimento de recursos, no mesmo ano, seria um desserviço à população de São Paulo e um mal-uso de recursos incentivados”, disse o Masp.

O Masp vem escolhendo eixos temáticos a serem seguidos por suas exposições desde 2015, quando entraram em cartaz Histórias da Loucura e Histórias Feministas. Em 2016, foi a vez de Histórias da Infância, e, em 2017, a de Histórias da Sexualidade.

+ sobre o tema

Panos africanos, tradição reinventada

São actualmente uma peça comum para a grande maioria...

Rap ganha popularidade entre índios ao denunciar violência

  Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) obtidos...

para lembrar

Ilê não fará cortejo de aniversário: ‘racismo institucional’, diz Vovô

Presidente da Liga dos Blocos Afro, Alberto Pitta acusa...

M O T U M B Á – Memórias e Existências Negras

Do Sesc SP Todo Corpo Importa – Poéticas para imaginar,...

O momento em que Denzel Washington destrói jornalistas em poucos segundos! (Legendado em Português)

O momento em que Denzel Washington destrói jornalistas em...

A jornada de Ingrid Silva, das favelas do Rio até o ballet profissional em NY

A jornada rumo aos seus sonhos começa dentro de...
spot_imgspot_img

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou a forma de celebridades e sociedade civil se relacionarem com agendas humanitárias urgentes. A ficha...

Jorge Aragão anuncia remissão completa de linfoma

O cantor, multi-instrumentista e compositor Jorge Aragão anunciou nesta sexta-feira (27) a remissão completa do linfoma não Hodgkin do qual vinha se tratando desde julho. A...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=