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    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Bianca Santana - Foto: João Benz

      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

      O Sol de Cada Um

      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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              Dezembro vermelho: negros estão entre as principais vítimas do HIV no país

              14/12/2018
              em Saúde
              Tempo de leitura: 6 min.

              A colunista Isis Vergílio convida a amiga, a artista plástica e ativista Micaela Cyrino, para contar sobre como é viver desde sempre com o HIV e os percalços da população negra portadora do vírus

              Por Isis Carolina Vergílio Do Revista Marie Claire

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              Micaela Cyrino: “Sou mulher negra, vivendo com o HIV desde que nasci” (Foto: Day Rodrigues)

              Conheci Mica em 2016, acompanhando um amigo, Flip Couto – ativista no debate sobre a saúde da população negra vivendo com HIV, produtor e idealizador do Coletivo Amem -, a um bate-papo sobre HIV. Num determinado momento da discussão, Mica, muito aborrecida, levantou-se e questionou algumas pessoas que compunham a mesa e falavam a partir de um lugar extremamente privilegiado, ignorando a situação da população negra – os mais afetados pela epidemia de Aids no país.

              A observação faz total sentido, como comprova a pesquisa mencionada pela médica Eliana Battaggia Gutierrez, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, mostrando que as pessoas de cor preta morrem, em média, três vezes mais do que as brancas (2,3/0,8) em decorrência da Aids. Ainda de acordo com o levantamento, a disparidade também é observada em relação à taxa de detecção do HIV, duas vezes maior nas pessoas de cor preta (18,0 em brancos e 36,4 em pretos). O estudo ressalta também que esses indicadores são piores entre as mulheres do que entre os homens, expressando mais um aspecto da desigualdade de gênero manifestado em outras situações. “A obtenção dessa informação é possível em função da coleta de dados dos usuários nos serviços de saúde”, afirma Eliana.

              Voltando a Mica, desde esse encontro, nos tornamos amigas, conversamos sobre afetos, tretas, sobre a vida, mas, acima de tudo sobre os sonhos e as conquistas. Pensando no Dezembro Vermelho, mês dedicado a conscientização em relação aos debates relacionados ao HIV, convidei Mica a contar um pouco de sua história às leitoras de Marie Claire.

              Mica nasceu em 1988, período considerado o auge da epidemia de HIV no mundo, infectada via transmissão vertical, de mãe para filha, durante a gestação. Artista plástica e performer, Mica atua também como ativista nos debates relacionados à saúde da população negra vivendo com HIV _além de ser uma pessoa maravilhosa! Fiquei imensamente feliz e honrada pela confiança e com vocês, Micaela Cyrino.

              De Micaela Cyrino para Ísis Carolina
              “Bom, eu sou Micaela Cyrino, tenho 30 anos, canceriana profunda, dramática, com ascendente em escorpião. É muito amor, é muita água, a ancestralidade reflete muito na minha trajetória de vida. Falo também porque, além de tudo, sou uma mulher negra, vivendo com HIV desde que nasci, e sei dos impactos disso diariamente poir, para que as pessoas saibam que eu tenho HIV, preciso contar. Minha pele escura é o que vem primeiro: o racismo é muito mais agressivo do que o HIV, assim como o machismo é muito mais agressivo que o HIV, então, os impactos disso em minha existência são danosos, sabe?! Atualmente, estou entendendo a possibilidade da minha existência.

              Um dia, estava dando uma palestra, quando me perguntaram: “Como é viver com HIV?”. Estou aprendendo o que é viver hoje, já que não fui projetada para chegar aos 30 anos, pois nasci com HIV e sempre senti como se tivesse pouco tempo de vida, pois não se sabia muito sobre a epidemia e, portanto, não planejava muito uma projeção de vida e planos futuros. E, aí, que estou viva. 

              Tenho refletido todos os dias sobre isso, especialmente após completar 30 anos. De fato, não sei o que é viver sem HIV. É parte de mim, parte da minha existência e eu tomo isso como luta, mudança e transformação. Compartilho minha história e minha vivência por acreditar que pouco se sabe e se fala sobre esse tema, e eu não sei pensar minha vida sem HIV. Minha vida é essa realidade.

              Me vejo como uma resposta do Estado quando se pensa em saúde pública para a população negra. Minha mãe morreu em decorrência da Aids. Vivendo esse processo, pude perceber que, em função de uma construção de narrativa, que direcionava e fazia com que a população acreditasse que a epidemia era apenas para um grupo específico, foram desconsiderados e negligenciados outros corpos. Minha mãe só teve ciência de que era portadora do HIV quando já estava muito doente. Morreu em um período muito curto e eu entendo isso como um descaso para com a saúde da população negra, que está morrendo de várias formas.

              Quando minha mãe morreu, eu tinha 6 anos,e vivia no terreiro onde minha avó era mãe de santo, mas tenho pouca memória dessa época. Éramos eu e mais três irmãos – o mais novo, recém-nascido a época. Meus dois irmãos mais velhos foram morar com a minha avó paterna e eu e o caçula, David, fomos para um abrigo de crianças portadoras de HIV. Isso ocorreu lá no início da epidemia, em 1994. No abrigo, ficavam algumas mães e seus filhos, e, em outro, um pouquinho mais distante, moravam travestis e pessoas trans. A gente tinha uma realidade bem paralela, de presentes e atividades. Eu fazia muitas coisas fora da escola, muitos passeios, e tinha muitas madrinhas que nem eram brasileiras e escreviam cartas. Era uma princesa e, na adolescência, fui entendendo que a realidade da minha família era outra. Um exemplo era a Páscoa: a gente ganhava uns nove ovos de chocolate no abrigo, e minha tia ensinou que precisávamos guardá-los para dividir com os meus primos. Cedo, entendi que minha família não tinha condições e aprendi a dividir.

              Morei no abrigo evangélico até os 18 anos e estive evangélica, acreditando profundamente naqueles ensinamentos, na relação de pecado e culpa, guiada pela educação espiritual que tive a época. Após sair do abrigo, comecei a entender e a me abrir para outras possibilidades. Frequentei o centro espírita, o terreiro e, hoje, depois de tudo, entendo muito que os processos de cura mental passam pela espiritualidade e isso se reflete no corpo.

              Já na vida adulta, vivi um momento muito difícil: estava doente, extremamente debilitada fisicamente e com problemas no fígado, vivendo um relacionamento afetivo sorodiscordante (quando uma pessoa vive com  HIV e o outro não) e lutando para que a família dele me aceitasse. Nesse processo, viajei ao Equador numa tentativa de explicar que ‘tudo bem’ viver com HIV.  Fui ao mercado municipal em Quito, à procura de algumas ervas, e nesse processo de construção e busca pela ancestralidade e espiritualidade criei a performance CURA, trabalho que surgiu numa residência artística que participei em 2015.

              A performance em si é um banho público com ervas, em especial a arruda, escrevo HIV no meu corpo e me limpo com essa água. É uma reflexão desse corpo que habito, desse corpo negro, positivo e feminino. Em CURA, exponho todo o processo da minha existência, desde criança. O espaço em que ela foi realizada, o Museu de Arte Contemporânea, foi muito importante para gerar um processo artístico dentro de uma residência sobre trabalhos que falavam sobre soropositividade.

              Vou comentar rapidamente sobre as estratégias de combate à epidemia. Acho que elas estão voltadas apenas para uma classe específica. Sendo bem honesta, tanto a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é a utilização de um medicamento para evitar que uma pessoa que não tem o HIV adquira a infecção quando se expõe ao vírus, quanto a PEP (profilaxia pós-exposição), prescrição de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV em caso de contato recente com o vírus, são estratégias que não chegam à periferia e a população negra no Brasil.

              Sabemos que a questão do genocídio da população negra passa pelo debate da saúde, sendo o grupo mais vulnerável e afetado. Falamos pouco sobre esse contexto social da epidemia: a população negra e periférica é a que mais morre em decorrência da Aids, portanto, precisamos debater a partir desse lugar social urgente. Se somos nós que estamos morrendo porque as tecnologias e estratégias de prevenção não chegam à população mais afetada? Estamos falando de racismo!

              Para fechar, esse negócio de pensar o futuro tá sendo uma constante para mim. Sou artista plástica e tenho pensado muito em minha carreira, no que eu quero, sobre as minhas produções. Quero fazer minha exposição individual ano que vem, sabe?! Não tenho conseguido pensar a longo prazo, consigo pensar para o ano que vem e me organizar artisticamente. Estou entendendo que posso me abrir para um afeto, pensar em ter um filho, são coisas que eu to começando a pensar que eu posso! Dá um frio na barriga, pretendo e quero continuar estudando e produzindo, pretendo mergulhar na minha performance e estudar a possibilidade de desenvolver outras coisas. Quero me estudar, me conhecer, me entender.

              Me dei conta de que não sei exatamente do que eu gosto, ou o que eu quero, mas penso que estou viva _e essa é a surpresa que ninguém imaginava!

              Isis Vergilio e Micaela Cyrino, a Mica (Foto: Arquivo Pessoal)
              Tags: HIVSaúdesaúde da população negra
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
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              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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