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    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Bianca Santana - Foto: João Benz

      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

      Quilombos podem ajudar a mudar o racismo estrutural?

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      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

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              Dia da Consciência Negra: atores falam sobre seu lugar como artistas

              19/11/2018
              em Afro-brasileiros e suas lutas
              Tempo de leitura: 8 min.

              Foto: TV Globo, Gshow e Divulgação

              Foto: TV Globo, Gshow e Divulgação

              Na semana da celebração da data, veja o que dizem Erika Januza, Rafael Zulu, David Junior, Lucy Ramos, Dan Ferreira, Heslaine Vieira, Maicon Rodrigues, Sérgio Malheiros, Ailton Graça e Juliana Alves

              Com entrevistas de Anny Ribeiro, Thais Meinicke, Victor Camara e Cristiane Rodrigues no Globo

              Foto: TV Globo, Gshow e Divulgação

              Ocupar um lugar. Estar presente. Ter voz. Representar os irmãos. Responsabilidade política. Estado de vigilância. Vitória. Sonho dos antepassados. São muitas as formas de definir a satisfação e alegria que é estar onde estão. Afinal, antes de chegarem aqui, muitas histórias de lutas e vitórias aconteceram – e ainda precisam acontecer. Na semana do Dia da Consciência Negra, o Gshow convidou atores negros a pensarem “O que significa ocupar o lugar onde está como artista negro?” e, agora, apresenta aqui as reflexões de Erika Januza, Rafael Zulu, David Junior, Lucy Ramos, Dan Ferreira, Heslaine Vieira, Maicon Rodrigues, Sérgio Malheiros, Ailton Graça e Juliana Alves.

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              27/11/2020

              Erika Januza reflete sobre seu papel de artista negra — Foto: Foto: Dessa Pires/Divulgação, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Significa mostrar que é possível nos dar vez e voz! Mais que isso, é necessário. Necessário olhar para a TV e se reconhecer, se identificar. Olhar para um negro em qualquer profissão que escolha exercer e que tenha possibilidades e oportunidades de chegar lá e não um sistema que o desestimule, que o desrespeite. Uma criança, um jovem em formação de autoestima, de caráter, sonhos, precisa olhar ao seu redor e ver que pode se inspirar na profissão que quiser. Só depende dele, do seu esforço para fazer seu próprio destino, seu futuro melhor. Coisas que a geração dos meus antepassados não tiveram, minha mãe talvez não tenha tido, mas hoje posso e quero ter. Que todos tenhamos. E ser uma atriz hoje, vindo de uma vida comum, de uma família simples, interpretando personagens fortes, me enche de emoção, orgulho e gratidão pela oportunidade que a vida tem me dado a cada dia e a chance de representar a força dos meus. Meu desejo é que esta porta de oportunidades e respeito se escancare. A todos!”

              Rafael Zulu acredita no poder de ser referência para outras pessoas — Foto: João Cotta/TV Globo, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Acho importantíssimo! Principalmente porque sou de uma geração onde “me via” muito pouco na TV, tínhamos pouquíssimas referências de negros nesse espaço! Mas hoje já consigo olhar e perceber que existe uma melhora, oportunidades – mesmo que poucas ainda -, maiores do que antes! Ser negro, ser artista negro no Brasil, na minha opinião, é ser – acima de tudo – espelho e referência para tantos que sonham em ir além e que, por questões óbvias de falta de inclusão, não conseguem! Precisamos olhar com mais cuidado pra isso e entender que quando nós, negros, levantamos a nossa bandeira, não se trata de vitimismo e sim/quase sempre retratação!”

              David Junior busca um discurso coerente na vida e no trabalho — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Hoje ocupo um lugar ao qual, na minha juventude como espectador, quase não tive acesso. Por isso, sinto que tipifico muitos dos 54% da população brasileira ao interpretar qualquer personagem no teatro, TV ou cinema. É uma responsabilidade política viver esses personagens e então procuro, tanto na arte quanto no meu cotidiano, ter um discurso consciente de quem sou e do que acredito.”

              Lucy Ramos é grata aos artistas negros que vieram antes dela — Foto: Fabiano Battaglin/Gshow, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “É uma felicidade imensa dar vida à advogada Vanda Lord. Mulher forte, inteligente, misteriosa… sem estereótipos. Em muitos momentos em cena ou estudando, me bate aquela sensação de êxtase por estar nesse lugar que tem uma voz dentro da trama da novela. Inspirando e dizendo um gigante SIM! Nós podemos e devemos atuar em personagens diversos. Sei que exercer o meu ofício é estar em um estado de vigilância, não estou ali só por mim. Não posso apenas entrar em cena e ser uma atriz competente, preciso entrar em cena e causar um impacto atendendo a todas as expectativas. Ser atriz negra exige o saber de que podemos ser referência para muitas outras mulheres, crianças e homens. Estou onde estou porque grandes atores negros abriram espaço para que isso pudesse acontecer, como: Zezé Motta, Ruth de Souza, Milton Gonçalves… É necessário deixar o solo fértil para as futuras gerações.”

              Maicon Rodrigues se espelha na força e desejo dos ancestrais — Foto: Artur Meninea/Gshow, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Acho que, como artista que reflete o tempo em que vivemos, eu, enquanto ator negro, só por estar vivo, já represento essa galera. Então, para mim, significa conscientizar essas mentes negras sobre a sua própria história. Uma coisa que li em um livro é que nós, negros de hoje, somos o sonho dos escravizados. Então, acho que é sobre trazer essa consciência negra para o dia a dia, para a roupa, para como a gente se expressa, para a música… Pelo simples fato de estar em cena. Acho que é assim que entendo o que é estar nesse lugar de privilégio, de acesso, de destaque no meu trabalho, e como isso reverbera nos meus outros irmãos negros. Acho que é esse trabalho de conscientização negra de fato: entender que somos o sonho daqueles antepassados que lutaram por nós.”

              Dan Ferreira aposta na ação coletiva, na união dos semelhantes para se chegar ao lugar desejado — Foto: TV Globo, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “É importante ocupar certos espaços, mas também é complexo. Isso porque, mesmo tendo a consciência de que nunca estamos sozinhos e de que existem muitos profissionais negros de excelência, ainda é raro não pensar ou enfrentar a solidão de não ter pares em alguns espaços. Quando um profissional negro prospera, dificilmente encontra seu semelhante nos setores decisivos de uma empresa, por exemplo. Não porque esses profissionais não existam, mas por falta de oportunidade. A gente sempre precisa carregar no discurso e nas ações a responsabilidade de trazer nossos semelhantes junto, de representar uma parcela grande da população e de ter que ser herói, algo que artistas não negros não vivem.”

              Para Heslaine Vieira, a mulher negra é guerreira — Foto: Anderson Marques/Divulgação, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Missão. Mulher negra artista ocupando lugares fora das estatísticas é revolução, está crescendo e vai continuar. Porque nascemos guerreiras, somos guerreiras e essa luta acontece há muito tempo. Se não é cedido, porque não é, é conquistado.”

              Sérgio Malheiros vê em seu lugar de artista negro grande responsabilidade — Foto: Isabella Pinheiro/Gshow, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Ser um artista negro traz uma enorme responsabilidade. Primeiro porque estamos em um país onde o jovem negro ainda passa por questões de preconceito e discriminação todos os dias em todos os setores da sociedade. E a gente sabe que os números da discriminação e da violência especificamente contra nós são gigantescos na baixada do Rio e nas periferias de todo país. Nesse cenário, tenho o privilégio de representar na televisão uma minoria que não está acostumada a se ver nesse espaço. E pude sentir isso desde pequeno, uma vez que o Raí foi o primeiro protagonista negro junto com a Taís Araujo e isso gerou um sentimento de pertencimento da maioria dos meninos negros da minha idade que assistiam à novela Da Cor do Pecado (2004). Até hoje me enviam mensagens comentando sobre como se sentiam parecidos ou representados ou incluídos por conta do meu personagem. Isso é muito gratificante e ao mesmo tempo preocupante, pois faz a gente perceber que esse lugar precisa de muita força para ser ocupado.”

              Para Ailton Graça, a valorização da cultura negra é uma das formas de cobrar reparo pelo passado — Foto: Gshow, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “É um dia bastante especial não só de comemorações e eu, que sou ativista de movimentos negros, costumo brincar que o nosso dia são os 365 dias do ano. É o tempo todo lutando para que haja reparações. Há uma dívida do nosso Brasil com toda a comunidade negra, que era sequestrada para exercer o trabalho escravo… O nosso jeito de cobrar esse reparo é dentro da literatura, na dramaturgia e dentro das questões culturais atualmente. Espero que tenham personagens com outras narrativas para contar outras histórias negras interessantes e únicas.”

              Juliana Alves se sente responsábel por ser multiplicadora da voz negra — Foto: Fábio Rocha/Gshow, com arte de Guilherme Azevedo/Gshow

              “Para mim, ser mulher negra e ocupar o espaço que ocupo hoje é uma responsabilidade muito grande no que diz respeito à representatividade. É lógico que vejo como uma vitória, me vejo como uma pessoa que contraria um pouco a estatística que, em sua maioria, é de artistas brancas e me sinto feliz e fortalecida por estar onde estou. Mas o meu olhar é sempre muito baseado naquela filosofia Ubuntu: “Eu sou porque nós somos”. Então, estou sempre procurando ser uma voz e ouvir as pessoas que fazem parte da minha história e são semelhantes a mim em termos de história de vida e de raiz. Me sinto responsável por ser uma multiplicadora dessa voz, dessa consciência negra e sempre procuro lembrar que se hoje nós temos conquistas, elas foram fruto de muita luta, de movimento social, de homens e mulheres negras. E isso não veio de maneira fácil e, por isso, a gente merece muito respeito. E agora, olhando para o futuro, temos que pensar novas estratégias, novas formas de ocupar cada vez mais os espaços que nós temos direito e merecemos. Estou muito feliz pelas conquistas que tivemos e muito atenta a esses novos tempos que precisamos estar ainda mais fortalecidos e unidos. Então, o que busco é a responsabilidade de contribuir para a nossa unidade, para a nossa união. A minha missão nesse momento é essa.”

              Tags: Afro-brasileiros e suas lutasAtores negrosConsciência Negranegros na tv
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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